Começa hoje, o período dedicado às homenagens aos profissionais da Enfermagem. No dia 12 de maio, comemora-se o Dia Mundial do Enfermeiro. No dia 20, comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem.
De fundamental importância para a sociedade, os profissionais da Enfermagem são os responsáveis pela assistência e pelo cuidado com o ser humano e exercem uma das profissões mais antigas do mundo, conhecida desde o Velho Testamento.
O Dia Mundial do Enfermeiro lembra e homenageia o nascimento da britânica Florence Nightingale, pioneira da enfermagem moderna, nascida em 12 de maio de 1820 e conhecida principalmente por organizar e chefiar uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias na Guerra da Crimeia.
Já o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. A data foi instituída pela Resolução 294/2004, do Conselho Federal de Enfermagem em outubro de 2004.
Classe profissional
No Brasil, o exercício da atividade de Enfermagem, é privativo de Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiro e só será permitido ao profissional inscrito no Conselho Regional de Enfermagem da respectiva região.
Cabe ao Enfermeiro funções privativas e como integrante da equipe de saúde. Dentre elas, está o planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de Enfermagem.
Ao Técnico de Enfermagem, cabem atividades como assistir o Enfermeiro no planejamento das atividades de assistência, no cuidado ao paciente em estado grave, na prevenção e na execução de programas de assistência integral à saúde e participando de programas de higiene e segurança do trabalho.
Já aos Auxiliares de Enfermagem cabe integrar a equipe de saúde e educar, preparar o paciente para consultas, exames e tratamentos; executar tratamentos prescritos; prestar cuidados de higiene, alimentação e conforto ao paciente e zelar por sua segurança; além de zelar pela limpeza em geral entre outras.
Enfermagem no MA
No Estado, são quase 50 mil profissionais inscritos. Entre ativos e remidos, há 3.977 Auxiliares, 31.585 Técnicos(as) e 11.719 Enfermeiros(as).
O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão é o órgão que congrega toda essa classe profissional e é responsável pela fiscalização do exercício de cada uma das profissões, resguardando assim a segurança da população usuária dos serviços de saúde e resguarda os interesses dos próprios profissionais garantindo que somente os indivíduos devidamente capacitados atuem nos postos de trabalho da Enfermagem.