O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) realizou na manhã da última quinta-feira, dia 5, uma reunião com representantes da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), ligada à Secretaria Estadual de Saúde (SES). O objetivo do encontro foi discutir o dimensionamento de pessoal dentro das unidades de saúde geridas pela empresa, pois existe a denúncia de que vários profissionais de enfermagem foram demitidos, o que afeta a qualidade do atendimento ao paciente.
Estiveram presentes o conselheiro federal Ronaldo Beserra, tesoureiro da Junta Interventora do Coren – MA e a conselheira Adriana Carvalho de Sousa, que integra o plenário do Conselho. Presentes também a advogada Kathleen Gadelha Marques, da Procuradoria Jurídica do Coren-MA, e Juliana Marques, coordenadora do setor de fiscalização do Regional.
Já representando a Emserh, compareceram à reunião as enfermeiras Ana Cindy Araújo Leite e Rafaela Pontes de Albuquerque, que são as responsáveis pelo setor de Qualidade da empresa. O encontro aconteceu no plenário do regional.

Dimensionamento – A demissão dos profissionais afeta diretamente o dimensionamento dentro das unidades de saúde. Diante dessa situação, o Coren-MA vem cobrando as providências que estão sendo tomadas por parte da gestão dessas unidades de saúde para que sejam garantidas as normas que regem a enfermagem e, dessa forma, evitar a queda na qualidade do atendimento ao paciente.
Nesse primeiro momento, o objetivo da reunião foi orientar. “Estamos aqui para orientar e proteger o cidadão, garantindo os requisitos éticos e legais da profissão”, pontuou o conselheiro Ronaldo Beserra.
A mesma opinião foi compartilhada pela conselheira Adriana Carvalho. “O Coren-MA está se aproximando da enfermagem para dar um amparo. A nossa conversa nesse momento é de pai para filho”, disse.
Providências – Como as representantes da Emserh presentes na reunião não eram as responsáveis pela enfermagem na empresa, elas se comprometeram em levar as orientações recebidas para os seus gestores para que as providências sejam tomadas.
No início de agosto, a Procuradoria Jurídica do Coren-MA encaminhou um ofício para a presidência da Emserh solicitando os esclarecimentos e motivações públicas que levaram ao aumento da carga horária de trabalho dos enfermeiros e técnicos em enfermagem de 30 para 36 horas semanais. O Conselho vai reforçar esse pedido tendo em vista que até o momento o ofício não foi respondido.
Texto: Leandro Santos (Assessoria de Comunicação)