A professora Rosilda Silva Dias, do departamento de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi a escolhida pelos membros da Junta Interventora do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) para ser homenageada e receber o prêmio Anna Nery, um dos mais importantes da Enfermagem brasileira. A escolha da docente deu-se em razão do seu trabalho realizado em prol da atividade e da valorização dos profissionais que a exercem.
A concessão da honraria aconteceu na última quarta-feira, dia 13, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Anna Nery, que aconteceu no penúltimo dia do 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (22º CBCENF), na cidade de Foz do Iguaçu (Paraná).

Merecimento – A professora Rosilda Dias é mestre em Políticas Públicas pela UFMA e doutora em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do Adulto e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, assistência de enfermagem ao adulto, saúde, qualidade de vida e dor neuropática.
Como docente, contribuiu diretamente para a formação de muitos profissionais de enfermagem que estão atuando hoje nas unidades de saúde, sendo reconhecida por eles e por outras autoridades como uma figura de grande relevância para a enfermagem maranhense.
“Agradeço aos conselheiros do Coren-MA por esse reconhecimento. Isso só vem a fortalecer a nossa posição que é lutar pela valorização dos profissionais e que as nossas práticas sejam cada vez mais humanistas e contribuam para a emancipação do usuário”, disse Rosilda Silva.
A professora também destacou a importância da figura de Anna Nery para a sociedade. “Anna Nery foi uma mulher ousada, comprometida com as causas sociais. Demonstrou que a vida está sempre em primeiro lugar”, afirmou.
A secretária da Junta Interventora do Coren-MA, a conselheira regional Antonia Cristiane Souza, foi aluna da professora Rosilda Silva durante a graduação na UFMA e disse que a docente é um exemplo a ser seguido por todos os profissionais da enfermagem. “A professora Rosilda contribuiu muito na minha trajetória assim como a de muitos outros profissionais da enfermagem, nos ensinando a lutar pela valorização da profissão e, acima de tudo, prestar a melhor assistência às pessoas que precisam”, pontuou.
A mesma opinião foi compartilhada pela conselheira regional Adriana Carvalho, que também integra a Junta Interventora do Coren-MA. “Nós é que ficamos honrados e agradecemos por termos uma profissional tão brilhante e competente em sua área de atuação como a professora Rosilda. Toda a enfermagem maranhense deve a ela o mais justo reconhecimento”, destacou.

Criado em 2012, o Prêmio Anna Nery é uma honraria concedida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para os profissionais da enfermagem que tenham se destacado pelo exercício profissional exemplar.
Texto: Leandro Santos (Assessoria de Comunicação)