O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão realiza no próximo dia 11 de junho, a partir das 14h, na sede do COREN/MA, a apresentação dos resultados estaduais da Pesquisa Perfil da Enfermagem do Brasil. O lançamento é uma idealização do Conselho Federal de Enfermagem, financiador da pesquisa, que foi promovida em todo o Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). A pesquisa traça um diagnóstico sobre a realidade enfrentada pela categoria profissional que compõe a enfermagem brasileira.
O COREN/MA tem a honra de convidá-lo para a apresentação dos resultados da pesquisa “Perfil da Enfermagem do Brasil” no estado do Maranhão. A cerimônia de apresentação dos dados da pesquisa acontecerá no dia 11 de junho, às 14h, na sede do COREN/MA. Os profissionais que tiverem interesse em participar, devem confirmar sua participação até o dia 09/06, por meio do e-mail ascom1@corenma.gov.br ou pelo telefone 3194-4227, uma vez que as vagas são limitadas.
O Perfil da Enfermagem no Brasil
O Perfil da Enfermagem no Brasil é o mais amplo levantamento sobre uma categoria profissional já realizado na América Latina. Além de inédito, o estudo abrange um universo de 1,6 milhão de profissionais. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área de saúde compõe-se de um contingente de 3,5 milhões de trabalhadores, dos quais cerca 50% atuam na enfermagem (cerca de 1,7 milhão).
A pesquisa, realizada em aproximadamente 50% dos municípios brasileiros e em todos os 27 estados da Federação, inclui desde profissionais no começo da carreira (auxiliares e técnicos, que iniciam com 18 anos; e enfermeiros, com 22) até os aposentados (pessoas de até 80 anos).
“Traçamos o perfil da grande maioria dos trabalhadores que atuam do campo da saúde. Trata-se de uma categoria presente em todos os municípios, fortemente inserida no SUS e com atuação nos setores público, privado, filantrópico e de ensino. Isso demonstra a dimensão da pesquisa, que não contempla apenas os que estão na ativa, mas a corporação como um todo”, comenta a coordenadora-geral do estudo e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Maria Helena Machado.
A pesquisa foi encomendada pelo Cofen para determinar a realidade dos profissionais e subsidiar a construção de políticas públicas. “Este diagnóstico detalhado da situação da enfermagem brasileira é um passo necessário para a transformação da realidade. Não se faz Saúde sem recursos humanos, e a equipe de enfermagem representa mais da metade desse contingente”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri.
Fonte: Cofen e Fiocruz
Serviço
Data:11/06
Horário: 14h
Local: Sede do Coren/MA
Ascom/CorenMA