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Nota de Esclarecimento: Atendimento no Coren-MA

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Junta Interventora do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no Conselho Regional de Enfermagem no Maranhão (Coren-MA) vem a público esclarecer que todos os serviços disponibilizados pela Autarquia estão sendo ofertados normalmente. Em nenhum momento, desde o início da pandemia, o Coren-MA deixou de prestar assistência aos profissionais de enfermagem, buscando realizar justamente o contrário, que foi encontrar formas de ampliar o atendimento, mesmo com as limitações e obstáculos impostos pela pandemia de Covid-19.

Para garantir a segurança dos profissionais de enfermagem, e atendendo também às recomendações das autoridades de saúde e sanitárias locais, nacionais e internacionais, o Coren-MA suspendeu temporariamente apenas o atendimento presencial ao público. A medida tem o único objetivo de evitar que sejam formadas aglomerações dentro do ambiente interno do Coren-MA, evitando-se assim o risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Ao mesmo tempo que o atendimento presencial foi suspenso, foram criadas as condições necessárias para que os profissionais de enfermagem tivessem à disposição todos os serviços do Coren-MA de forma online e sem precisar sair das suas casas.

Um exemplo foi a disponibilização do sistema de inscrição online, um dos grandes feitos da Junta Interventora do Coren-MA, que não foi implantando por nenhuma outra gestão, e já é uma realidade em outros Conselhos de Enfermagem.

Por meio desse sistema, o profissional pode fazer a sua inscrição de forma rápida e acompanhar todo o processo virtualmente. Desde que o novo sistema foi colocado em prática, foram realizadas mais de 600 inscrições e todos esses profissionais já estão aptos para atuarem na linha de frente de combate à pandemia.

Também de forma online, foram reforçados os serviços de emissão de certidões e boletos, parcelamentos e outros serviços. Foi criado um canal de WhatsApp exclusivo do Setor de Negociação, por meio do contato (98) 98509-1087, em que o profissional pode entrar em contato e solucionar as suas pendências.

Os setores de Fiscalização e Ouvidoria estão atuando diuturnamente para prestar a assistência aos profissionais de enfermagem neste momento de crise em que todos nós estamos passando. Todas as denúncias recebidas, principalmente as relacionadas com a falta de EPI’s, estão sendo apuradas e encaminhadas para a sua resolutividade.

É importante ressaltar que todas as medidas tomadas estão sendo colocadas em prática de acordo com as diretrizes do Cofen e de outras autoridades. Assim como Coren-MA, outros Regionais sentiram as consequências da pandemia, mas não estão sendo medidos os esforços para garantir a saúde dos servidores e do público.

Por fim, a Junta Interventora do Cofen no Coren-MA esclarece que está à disposição para atender todos os questionamentos dos profissionais e está atenta às mudanças do cenário em relação à pandemia de Covid-19. Informa também que qualquer mudança no atendimento ao público, inclusive o retorno do atendimento presencial, será devidamente comunicada por meio dos canais oficiais.

A Diretoria

Endereço: R Caruapera, 3 – Jardim Renascença, São Luís – MA, 65075-690. TELEFONE: (98) 3194-4200

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