A Junta Interventora do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) encaminhou ofício para prefeituras de municípios do Maranhão solicitando as providências que foram adotadas no que diz respeito ao afastamento temporário dos profissionais de enfermagem pertencentes a grupos de risco. Esse afastamento é necessário e recomendado pelas autoridades de saúde para evitar que eles sejam contaminados pelo novo coronavírus.
Foram encaminhados ofícios para os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Caxias e Bacabal. O Coren-MA apurou, junto a enfermeiros responsáveis técnicos de unidades de saúde dessas cidades, que profissionais de enfermagem pertencentes a grupos de risco estavam desempenhando atividades que os deixavam expostos a uma possível contaminação pelo novo coronavírus.
Entre os profissionais de enfermagem pertencentes ao grupo de risco estão os maiores de 60 anos de idade, os portadores de doenças que comprometem o sistema imunológico, gestantes e pessoas com doenças crônicas que compõem risco de aumento de mortalidade por COVID-19. A recomendação é que eles sejam afastados da linha de frente do combate ao novo coronavírus.
“Nós já registramos quatro óbitos de profissionais de enfermagem pela Covid-19 em todo o estado e muitos outros já foram infectados pela doença. Por essa razão, é importante que os profissionais de enfermagem que estão no grupo de risco sejam afastados temporariamente das suas atividades ou então remanejados para outras funções em que não haja uma risco grande de contaminação pelo coronavírus”, destacou a conselheira regional doutora Antonia Cristiane Souza Padilha, presidente em exercício da Junta Interventora do Cofen no Coren-MA.
Outras ações– O Coren-MA vem tomando outras providências para garantir a segurança dos profissionais de enfermagem no combate ao novo coronavírus. Uma delas é a distribuição de máscaras PFF2 que foram adquiridas pelo Cofen.
Já foram feitas doações no Hospital da Mulher; Hospital de Cuidados Intensivos; nas Unidades de Pronto Atendimento do Bacanga, Cidade Operária, Araçagi, Parque Vitória e Vinhais; no Centro de Saúde Genésio Rêgo; e no Hospital Municipal de São José de Ribamar. Nos próximos dias, profissionais de enfermagem de outras unidades de saúde também receberão as máscaras.
Texto: Leandro Santos (Assessoria de Comunicação)