O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MA) prosseguiu essa semana com as fiscalizações do exercício da enfermagem em unidades de saúde da Região Metropolitana de São Luís. Durante as atividades, foram apuradas denúncias e aplicado o questionário sobre o levantamento situacional relacionado à Covid-19. Além disso, a conselheira regional Kheila Passos, integrante da Junta Interventora do Cofen no Coren-MA, acompanhou as atividades e conversou com os profissionais de cada unidade.
Na segunda-feira, dia 8, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Araçagy foi fiscalizada. No local, foram apuradas denúncias e constatou-se in loco que elas não tinham procedência.

Já na terça-feira, dia 9, o Coren-MA esteve no Hospital de Campanha de São Luís. Inaugurado no dia 18 de maio, a unidade da rede estadual foi montada no Multicenter Sebrae, no bairro do Cohafuma, para o tratamento de pacientes com a Covid-19.

No local, foi constatado que não havia déficit de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) ou de profissionais de enfermagem que pudessem comprometer a assistência ao paciente. Ainda na unidade, foi aplicado um questionário com o enfermeiro responsável técnico com o objetivo de fazer o levantamento situacional dos riscos relacionados à Covid-19 nessa unidade.
Já nessa quarta-feira, dia 10, serviço de enfermagem do Centro Médico Maranhense, no bairro do Monte Castelo, foi fiscalizado para apuração de denúncias. No entanto, após constatação in loco, verificou-se que as ocorrências não procediam.

Visita de gestão – Durante as fiscalizações, a conselheira regional Kheila Passos, integrante da Junta Interventora do Cofen no Coren-MA conversou com os profissionais de enfermagem de cada unidade de saúde. O objetivo da visita de gestão foi aproximar o Conselho da categoria para que enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem conheçam uma pouco mais das ações desenvolvidas pelo órgão.

Na atividade, ela falou sobre as atribuições do Coren-MA, a diferença do órgão para outras entidades e também as últimas atividades desenvolvidas pela Autarquia. Kheila Passos entregou ainda um livro de legislações aos profissionais com as principais resoluções do Cofen.

Texto: Leandro Santos (Assessoria de Comunicação)