A nova Diretoria Executiva do COREN-MA, eleita para o triênio 2021/2023, completa sete dias de gestão com o gerenciamento de grandes desafios, principalmente no que se refere ao acúmulo de atendimentos gerados pelo recesso de final ano e dos problemas enfrentados com a instabilidade do sistema de autoatendimento. Apesar da situação encontrada pela nova gestão, foram realizados nesta primeira semana 1.207 atendimentos pelo Whatsapp, 360 atendimentos por telefone, 1.750 atendimentos por e-mail, 470 atendimentos presenciais na sede e seções no interior, 490 atendimentos pelas redes sociais, inclusive nos finais de semana em todos os horários. Além da sede em São Luís, o COREN-MA possuí subseções nos municípios de Bacabal, Balsas, Caxias, Imperatriz e Pinheiro.
Presidente do COREN-MA, José Carlos Júnior no atendimento.
O presidente do COREN-MA, o enf. José Carlos Júnior, informou que a transição na gestão com a renovação dos contratos essenciais de internet e do sistema de autoatendimento, somado ao acúmulo de pedidos e o recesso de dez dias no final do ano passado, no qual o Conselho não funcionou, ocasionou uma série de transtornos. “De imediato tomamos várias medidas para a melhoria do atendimento, como a disponibilização de mais dois computadores para o atendimento presencial na capital e a migração de colaboradores para o atendimento. Também abrimos as portas para acomodar os Profissionais da Enfermagem para que não fiquem do lado de fora”, destacou o Enf. José Carlos Júnior.
AS conselheiras Francisca e Telciane foram para o atendimento para ajudar
Outra medida emergencial é a presença dos conselheiros eleitos para o triênio 2021/2023, que estão ajudando no acolhimento e atendimento dos profissionais na sede, além disso já foram solicitados seis estagiários para colaborar no atendimento ao público. “No final de semana estávamos no COREN e abrimos pedidos para a empresa responsável pelo sistema de autoatendimento para a atualização do sistema, que deveria estar em pleno funcionamento. Chegamos e encontramos uma situação não desejada no atendimento, mas estamos trabalhando para que possamos normalizar todas as demandas neste mês de janeiro. Sabemos da necessidade dos profissionais e por isso estamos fazendo o possível para colocar os processos em dias”, afirmou o presidente.
AÇÕES
A primeira semana de gestão foi um momento também de organização dos setores com a adaptação e conhecimento sobre o funcionamento do COREN-MA. Os conselheiros do interior do estado realizaram visitas às subseções para conhecer a estrutura e identificar as maiores necessidades.
Na sede foram realizadas várias reuniões internas com as equipes, além alinhamento dos processos de licitação e contrato. Também foram recebidos casos de assédio moral, já encaminhados para o departamento jurídico.
No dia 7 de janeiro o COREN-MA também esteve representado, pelo presidente, o Enf. José Carlos Júnior, na posse da nova diretoria da ABEn-MA.