Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

MA tem representante na Comissão de Inovação e Empreendedorismo

A Conselheira do Coren-MA, Enf. Beatriz Gomes, participou no dia 21/07, em Brasília, da primeira reunião da Comissão de Inovação e Empreendedorismo em Enfermagem do Cofen. Durante o encontro, houve a apresentação de modelos diferenciados de assistência, novas áreas de atuação e também os nomes das participantes da Comissão. O grupo está na fase elaboração de um planejamento estratégico e uma plano de ação para realizar uma série de atividades voltadas para o setor.

“Pretendemos formar diretrizes para novas tendências, criar cursos e debates sobre o tema para facilitar a construção de ideias, dando uma nova perspectiva sobre os cuidados com o paciente e, claro, trazer novas possibilidades de atuação aos profissionais” informou a Conselheira Beatriz Gomes. ⠀“Este é um momento muito especial. Estamos conversando com o futuro da Enfermagem, construindo ideias e criando um novo olhar sobre os cuidados com pacientes. Agregar valor para além do primeiro contato”, explica o vice-presidente do Cofen, Antônio Marcos Freire.

O  grupo tem por objetivo formar diretrizes para implementar novas tendências, além de cursos e debates.  Após o primeiro contato em Brasília, o grupo promete disseminar as informações discutidas em plenária para todos os Corens e colher dados sobre novas tendências na Enfermagem. “Vamos desenvolver um processo de coleta de dados sobre ações empreendedoras, auxiliar novos pesquisadores e dar voz aos que pretendem contribuir para a saúde com mais descobertas,” explica a presidente do Cofen, Betânia dos Santos.

 

A legislação que envolve o processo de inovação na Enfermagem, inclui a regulamentação da profissão, a Lei 7.498/86 e Decreto 94.406/87; a legislação sobre as áreas de atuação e a Resolução do Cofen Nº 568/2018 (alterada pela Resolução Cofen 606/2019), que regulamenta consultórios e clínicas de Enfermagem.

 

Dessa forma, o grupo apresentou diversas experiências exitosas,  como associação de tecnologia para tratamentos dermatológicos; inclusão de metodologias de ensino com ênfase no protagonismo profissional; a inclusão da Enfermagem nas auditorias de compra de material hospitalar. Por último, houve apresentação de experiências exitosas no atendimento, que vai além dos ambulatórios e chegando nos consultórios, com base nas regras.

 

Participaram da primeira reunião Marta Cristiane Alves Pereira (Coren/SP), Ludimila Magalhães Rodrigues da Cunha (Coren/PA), Lucielena Maria de Sousa Garcia Soares (Coren/MG), Beatriz Silva Almeida Gomes (Coren/MA), Erica Louise de Souza Fernandes Bezerra (Coren/RN) e Jouhanna do Carmo Menegaz (Coren/SC).

 

Fonte: Ascom – Coren-MA e Cofen

Endereço: R Caruapera, 3 – Jardim Renascença, São Luís – MA, 65075-690. TELEFONE: (98) 3194-4200

Desenvolvido por 2ks Digital

Rolar para cima