Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Enfermeira maranhense é citada pela “Latin America top 10.000 scientists: AD Scientific Index 2021”

A enfermeira maranhense Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, natural de Caxias-MA, teve seu nome citado na lista divulgada pela “Latin America top 10.000 scientists: AD Scientific Index 2021, uma Classificação Mundial de Cientistas e Universidades.

O ranking é desenvolvido para classificar os pesquisadores da América Latina, por meio do seu desempenho científico individual e do impacto dos seus trabalhos para a comunidade acadêmica no geral. O sistema de classificação e análise é baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de cientistas individuais.

“Geralmente são citados os 10 pesquisadores mais produtivos de cada Universidade mencionada. No meu caso, fui citada pela Universidade Estadual do Maranhão. Este reconhecimento é muito importante para o pesquisador, sobretudo em um país como o nosso, no qual a pesquisa científica é pouco valorizada”, disse.

Para o presidente do COREN-MA, ENF. José Carlos Júnior, é uma grande satisfação ter uma profissional da enfermagem reconhecida pela sua produção científica em um ranking que contempla toda América Latina. “Só podemos parabenizar a ENF. Francidalma. Que ela continue sua carreira acadêmica elevando assim a Enfermagem. Sabemos que o resultado é fruto de grande empenho e dedicação”, elegiou.

Conheça mais sobre a ENF. Francidalma

“Minhas principais pesquisas são da área da avaliação e gestão em Saúde e em Enfermagem, principalmente sobre avaliação de programas e Sistemas de Saúde”, disse ela. Ela contou que nos últimos anos se especializou em planejamento e avaliação voltados para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), por meio de pesquisas com pais/mães/cuidadores, professores e profissionais de saúde, além de pesquisas com as próprias pessoas com TEA. “Além disso, mais recentemente, estou voltada para aplicar o Processo de Enfermagem e estudar a aplicação das Teorias de Enfermagem a pessoas com TEA e suas famílias”, finalizou.

Francidalma Soares é Enfermeira e Pedagoga. Doutora em Saúde. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI. Mestre em Enfermagem (UFPI). Especializações em Saúde Pública, Saúde da Família, Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA) e em Autismo: a prática do ensino estruturado aplicada à educação de pessoas com autismo. Docente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Trabalha com Planejamento e Avaliação de pessoas com TEA. Pesquisa avaliação e gestão em Saúde, dentre outros temas. Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Maranhão (CEP/ UEMA). Membro do   Banco de Avaliadores (BASis) do INEP/MEC. Contato: francidalmafilha@professor.uema.br

 

Endereço: R Caruapera, 3 – Jardim Renascença, São Luís – MA, 65075-690. TELEFONE: (98) 3194-4200

Desenvolvido por 2ks Digital

Rolar para cima