O Conselho de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA) apresentou ao Deputado Estadual Neto Evangelista (DEM), na Assembleia Legislativa, o projeto de Lei “Hora do Colinho”. A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (01/12) estavam presentes no encontro a ENF. Kelly Inaiane, diretora do COREN-MA; os conselheiros, ENF. Beatriz Almeida e TE. Itamar dos Santos; e o assessor jurídico, Frederico Carneiro.
O projeto estabelece o acolhimento humanizado a recém-nascidos, que tenham, por algum motivo, sido privados do acompanhamento materno e de familiares durante algum momento da internação. A iniciativa já funciona em vários estados brasileiros: Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e foi recentemente aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
A iniciativa de criar o projeto de lei foi da ENF. Mariluce Ribeiro, de João Pessoa (PB), que percebeu que os recém-nascidos ficam mais irritados, quando estão isolados das visitas, por causa de alguma doença ou até mesmo em isolamento causado pela Covid-19. De acordo com a ENF. Kelly Inaiane, diretora do COREN-MA, o Conselho abraçou a causa do projeto por entender ser uma necessidade latente de atenção ao atendimento humanizado. “A terapia é feita pelos profissionais da enfermagem, ou uma equipe multidisciplinar, quando seguram o bebê no colo por 40 minutos, principalmente quando estão irritados”, disse.
“É um projeto sensível e humanitário, que funciona em outros Estados, então é possível a iniciativa ser do parlamento estadual e iremos apresentar esse importante projeto que beneficia não somente o recém-nascido, mas os familiares de modo geral”, destacou Neto Evangelista.