Fiscais, Conselheiros Regionais e demais colaboradores do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) estão participando do Treinamento em Processo Ético. O curso é uma promoção do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e está sendo realizado em todas as regionais do país.
O treinamento visa adequar os procedimentos de tramitação dos processos éticos nos Conselhos de Enfermagem de acordo com o que recomenda a Resolução Cofen nº370/2010, buscando uma padronização com base nos parâmetros utilizados pelo Cofen.
O treinamento teve início hoje em São Luís, capital do estado, e segue até o dia 3. Ministram o curso o advogado Fabrício Macedo e as colaboradoras do Cofen, Drª Julita Correia Feitosa – Enfermeira (Coren-PE) e Drª Rejane Lúcia Rodrigues Veloso de Sousa – Enfermeira (Coren-PI).
A Drª Julita Correia Feitosa explica que em 2011, o curso chegou a ser ministrado por regiões do país congregando em quatro treinamentos membros de Comissões de Instrução, Fiscais e Conselheiros. Em 2015, a dinâmica de trabalho mudou sendo o treinamento levado às regionais. Dessa forma, o Maranhão é o 18º estado do cronograma de atividades.
“A intenção é de que o regional valorize o processo ético, buscando respostas para as denúncias atendendo aos parâmetros da Resolução 370/2010. São dois dias de teoria, com a participação do advogado do Cofen, e um dia de prática onde o grupo irá vivenciar uma situação real do Conselho Regional. Eles aplicarão nesse dia tudo aquilo que estamos passando para eles na teoria”, explica a Enfermeira.
O curso tem carga horária de 24 horas.
Leia Resolução 370/201 na íntegra em: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/resolucao-cofen-no-3702010_1209.html