Programa Anjos da Enfermagem recebe apoio da nova gestão do Coren/MA

O programa Anjos da Enfermagem – núcleo Maranhão – recebeu  a confirmação da parceria com Conselho Regional de Enfermagem (Coren/MA). O novo presidente do órgão,  Drº Carlos Eduardo Passos, anunciou  o apoio  ao programa, e nomeou  Drº Danilo Ferreira e Drª Isana Barros, como Coordenador Estadual e Instrutora do Núcleo, respectivamente. Para o presidente, é de extrema importância o incentivo ao projeto, que é o único de responsabilidade social mantido por uma autarquia. Segundo ele, “É necessário abraçar os ideais e objetivos dos Anjos da Enfermagem, pois o trabalho realizado por meio do lúdico visa promover o acolhimento humanizado.”

Com o objetivo de discutir e planejar as metas para 2015, os novos gestores realizaram uma reunião na tarde da última quarta-feira (7), na sede do Coren-MA, para receber os voluntários da 5ª geração do programa. De acordo com Drº Danilo Ferreira, as atividades dos Anjos da Enfermagem sempre foram destaque nacional, agora, com o apoio do Conselho e da nova gestão, além de promover a capacitação para voluntários, publicar os trabalhos acadêmicos relacionados à terapia dos Anjos, pretendemos no final do período de voluntariado, oferecer ao acadêmico aoportunidade de observar a vivência do enfermeiro no setor oncológico e ainda restaurar a rotatividade das campanhas nacionais no estado.”

Para Drª Isana Barros, responsável pela capacitação voluntários, é extremamente necessário inserir sobre cada um o espírito do programa. “Promoveremos uma oficina de atualização onde serão desenvolvidas as habilidades de cada um, para que sejam disseminadas da melhor maneira possível junto aos pacientes hospitalizados.” – ressaltou a instrutora.

O diferencial da nova gestão dos Anjos da Enfermagem é que todos são ex-voluntários do projeto e passaram por todo processo seletivo e de capacitação, adquirindo experiência suficiente para transferir aos voluntários e pacientes.

Sobre o Projeto Anjos da Enfermagem

O projeto Anjos da Enfermagem – educação em saúde através do lúdico – possui cerca de 200 voluntários diretos, estudantes de enfermagem das Universidades do Bem, que dão vida ao trabalho por meio de visitas semanais às crianças da ala de oncologia e pediatria dos Hospitais do Bem e participação em diversas outras atividades. Em São Luís, as Universidades Parceiras são a Universidade CEUMA e o Instituto Florence de Ensino Superior. E o Hospital do Bem, é constituído pela Fundação Antônio Jorge Dino – Hospital Aldenora Bello.

O Objetivo geral do Instituto Anjos da Enfermagem é promover o conhecimento sobre a importância dos hábitos de vida saudáveis, por meio da educação em saúde através do lúdico, bem como promover à humanização da assistência a saúde, por meio da qualificação profissional de jovens e adultos.

As equipes são formadas por no mínimo oito voluntários efetivos, quatro de cada instituição. Para gerir o programa no estado, contamos com um grupo formado por coordenadores nacionais, estaduais e locais, subcoordenadores, assessores e Instrutores de artes.

Endereço: R Caruapera, 3 – Jardim Renascença, São Luís – MA, 65075-690. TELEFONE: (98) 3194-4200

Desenvolvido por 2ks Digital