A enfermeira maranhense Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha recebeu o prêmio de melhor trabalho científico na categoria Comunicações Coordenadas durante o 19º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). Foi a segunda vez consecutiva que a profissional conquistou um prêmio no evento.
O trabalho vencedor tem como tema “Avaliação normativa do pré-natal: interfaces com o Direito à Saúde” e integrou a programação no eixo Trabalho, Legislação e Ética. Como prêmio, a enfermeira recebeu R$ 5 mil.

Essa não foi a primeira conquista da profissional no congresso que é o maior evento anual da área de Saúde na América Latina. No 18º CBCENF, ela também recebeu o prêmio de melhor trabalho científico com o tema “Administração de medicamentos: conhecimento, prática e responsabilidades da equipe de enfermagem, faculdade de ciências e tecnologia do Maranhão”.
Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha é mestre em Enfermagem e atua como docente em instituições de nível superior nos municípios de Caxias e Balsas. Para ela, a conquista do prêmio é um reconhecimento pelo árduo trabalho de pesquisas. “Já tenho 10 anos como formada. Deixei a assistência em saúde para o ramo da academia e não é fácil. Então, ganhar consecutivamente é muito gratificante”, afirmou.
Também foram autores do trabalho vencedor deste ano Rosângela Nunes Almeida, Marina Silva de Melo Alvim França, Jaiane de Melo Vilanova e Hilma Mirella Costa e Silva.