O Sistema Integrado de Fiscalização – SINFIS desenvolvido pelo Conselho Federal de Enfermagem será lançado em julho, durante o 9º Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais (Senafis).
“Os Conselhos de Enfermagem formam um sistema. O nosso objetivo é atuar de forma cada vez mais integrada, assegurando condições para que todos os conselhos regionais possam cumprir sua missão. Unidos, avançamos”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri. Disponibilizado gratuitamente, o SINFIS buscar aprimorar a gestão do processo fiscalizatório.
O novo sistema vai facilitar o gerenciamento das ações de fiscalização, melhorando a gestão de prazos e do fluxo operacional, além de automatizar processos como o controle das inscrições.
“Os prazos para sanar pendências identificadas na fiscalização serão automaticamente incluídos na agenda dos fiscais. A eficácia das nossas ações é medida justamente pela capacidade de transformar a realidade, alterando práticas que contrariam o bom exercício da Enfermagem”, explica Neri.
A necessidade de que exista, no Sistema Cofen/Conselhos Regionais, uma integração informatizada do processo fiscalizatório foi identificada pela Câmara Técnica de Fiscalização (CTFIS). “Percebemos que muitos dos processos e atividades da gestão da fiscalização poderiam ser automatizados. A implementação do SINFIS vai a tornar o processo de fiscalização mais efetivo”, afirma o conselheiro Walkírio Almeida, coordenador da CTFIS.
Desenvolvido internamente pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Cofen, o SINFIS vai incorporar progressivamente novas funcionalidades, tornando o processo operacional mais dinâmico, ágil e lógico.
Fonte: Ascom – Cofen