A visita ao Coren-MA se dá em resposta a uma solicitação do presidente, Dr. Jhonny Marlon Campos Sousa, que tem como uma de suas preocupações o fortalecimento da Enfermagem Obstétrica e na assistência à mulher em geral no estado.
Orientações – Durante a manhã desta quinta-feira, a comissão reúne-se com a Unidade de Fiscalização (UF) para apresentar e discutir as diretrizes para fiscalização em serviços de obstetrícia. “O foco é a implementação do trabalho colaborativo entre o GT e a UF para que sejam feitas fiscalizações de caráter educativo em maternidades, garantindo a inserção dos enfermeiros com mais autonomia e identidade no seu campo de atuação além da divulgação das portarias referentes à Saúde da Mulher”, explicou o Dr. Valdecyr Herdy Alves.
Já durante a tarde, a comissão do Cofen se reúne com os conselheiros e convidados para e fazer os encaminhamentos para implantação do Grupo de Trabalho no Coren-MA.
Ainda de acordo com o coordenador da comissão, deverão compor o GT: conselheiros, professores universitários da área da enfermagem, membros da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Maranhão (Abenfo-MA) além de enfermeiros especializados na área da Saúde da Mulher.
O grupo deverá atuar no sentido de garantir a aplicação da Resolução 516/2016 (normatiza a atuação e a responsabilidade do Enfermeiro, Enfermeiro Obstetra e Obstetriz), na discussão com maternidades para inserção de enfermeiras obstetras, ofertando apoio junto aos pareceres da Unidade de Fiscalização, na promoção de cursos de qualificação para rastreamento de câncer de colo de útero ou mama, planejamento familiar entre outras funções.
Atuação – Segundo a Dra. Elisanete Carvalho, o GT de Saúde da Mulher do Pará foi um dos primeiros a ser instituído no sistema e hoje apresenta uma sólida política de fortalecimento à Enfermagem Obstétrica. “Começamos a desenvolver um trabalho com plano de ação anual e representação nos comitês de mortalidade materna e todos os outros grupos de discussão dessa matéria. Idealizamos capacitações voltadas diretamente para os enfermeiros obstetras e fizemos pareceres técnicos voltados ao assunto. Com isso, conseguimos fazer um trabalho de grande visibilidade e importância”, declarou.
Mais – Atualmente, existem 24 GTs de Saúde da Mulher instituídos e outros três em processo de implantação. Os grupos de trabalho vêm sendo instituídos pelo Cofen desde 2009 dentro de uma série de políticas para a qualificação da enfermagem na área da saúde da mulher.