
No último dia 04 de março, a nova gestão do Coren-MA deu início às viagens fiscalizatórias para o interior do estado do Maranhão. Inicialmente, o município contemplado com a fiscalização, foi o município de Pinheiro. O objetivo da fiscalização foi analisar a prestação do serviço de Enfermagem em diferentes aspectos, observando o cumprimento de Leis, Resoluções e Portarias, condições de trabalho dos profissionais, recursos humanos e materiais disponíveis, segurança do paciente e do profissional, além de orientar e disciplinar de acordo com a legislação vigente.
A equipe composta pelo Presidente do Coren-MA, Dr. Carlos Eduardo de Castro Passos, pelas enfermeiras fiscais Ana Paula Barros Aroldi Uhdre e Luíza Costa Ferreira, pelo Procurador Jurídico do Coren-MA, Dr. Rubens Valois Ferreira dos Santos Júnior e pela Representante da Subseção de Pinheiro, a enfermeira Joizinéa Silva Goulart, foi acompanhada, por solicitação do Coren-MA, pelas funcionárias da Promotoria de Pinheiro, a Analista Ministerial, Sra. Marilza Oliveira Santana Moreira e a Técnica Ministerial, Sra. Sâmia Maria Verry Carneiro.Durante a manhã, a equipe fiscalizou o Hospital Regional Dr. Antenor Abreu e à tarde, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora das Mercês.
A próxima etapa será o envio do relatório de fiscalização à Direção destes hospitais, à Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiro, à Promotoria do município e aos órgãos competentes, com os apontamentos, orientações e solicitações necessários, visando a adequação das irregularidades, para garantir à população uma assistência de Enfermagem de qualidade bem como, garantir aos profissionais de Enfermagem condições de trabalho dignas.
Fonte: Ascom/Coren-MA