
“Desde as mais remotas épocas, nós mulheres, temos tido papel importante na política”, – Valéria Macedo. Foi com essas palavras que a deputada estadual e enfermeira, Valéria Macedo, deu início a Sessão Solene em homenagem do Dia da Conquista do Voto Feminino, realizada na última sexta-feira (06), no Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Com o tema “+ Mulheres na Política. Mulheres, tomem partido!”, a Sessão Solene presidida por Valéria Macedo, contou com a presença de mulheres de destaque da sociedade maranhense, para discursarem sobre as lutas e avanços das mulheres no cenário político. Diversas autoridades marcaram presença, dentre elas, procuradoras, promotoras, desembargadoras, deputadas, delegadas e diversas representantes das Entidades de classe, como o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA), representado pela Conselheira e Delegada Regional, a Enfermeira Kheila Passos, e o Sindicado dos Enfermeiros do Estado do Maranhão (SEEMA), representado por sua presidente, a Enfermeira Ana Léa Coêlho.
Marcaram presença ainda, a Enfermeira e Secretária do Conselho, Antônia Cristiane Pereira; o Técnico e Conselheiro efetivo, Jailson Andrade Castro; o Enfermeiro e Conselheiro efetivo, Jhonny Marlon Campos Sousa; a Técnica em Enfermagem e Conselheira efetiva, Lucidalva de Andrade Ribeiro da Silva; a Enfermeira e Conselheira, Léa Márcia da Costa; a Técnica em Enfermagem e Conselheira suplente, Maria Celeste Santos; e a Técnica em Enfermagem e Conselheira suplente, Maria Francisca dos Santos.
Para a representante do Conselho na solenidade, as mulheres precisam participar ativamente das decisões tomadas em todas as esferas, e, principalmente manter uma postura mais aguerrida, seja, politicamente, socialmente ou economicamente – destacou a Enfermeira e Delegada, Kheila Passos.
Em seu discurso, a deputada estadual Valéria Macedo relatou diversos nomes de mulheres que ganharam destaque na política brasileira e ressaltou os 83 anos da conquista do voto feminino, que é comemorado no dia 24 de fevereiro. A data foi sancionada, em 9 de janeiro de 2015, pela presidenta Dilma Rousseff. A deputada finalizou o seu discurso falando sobre a luta pela igualdade de cotas para mulheres nas Casas Legislativas.

As mulheres maranhenses ocuparam todo o Plenário da ALEMA, participando e se preocupando com a participação da mulher na Política.