Após mais uma denúncia recebida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA), o secretário Jamson Oliveira e a equipe de fiscalização do conselho voltaram a fiscalizar, na manhã desta quinta-feira (22), o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís.
Segundo a fiscal do Coren, Luiza Costa, essa não é primeira vez que o conselho recebe denúncia do HCM, que é gerenciado pelo Instituto Gerir. De acordo com a denúncia, o hospital possui uma quantidade insuficiente de profissionais de enfermagem nas clinicas médica e cirúrgica. “Cada profissional técnico de enfermagem assume de 8 a 10 pacientes em cuidados semi-intensivos por plantão”, relata uma funcionária do hospital.
Em reunião realizada com a coordenadora de enfermagem do HCM, Camila Travassos, foi dado um prazo de 120 dias para que seja encaminhado o Cálculo de Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem ao conselho. Caso não seja atendido a instituição será judicializada. “O Coren-MA espera o bom senso e a responsabilidade do Instituto Gerir para que as demandas sejam atendidas, evitando assim medidas judiciais”, conclui o secretário Jamson Oliveira.