O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA) vem por meio desta nota externar sua insatisfação e repudiar as calúnias e difamações que estão sendo disseminadas por meio de mídia impressa e digital, com o título “Fórum Estadual de Enfermagem em Ação”.
Considerando suas competências legais na defesa da enfermagem e da sociedade, o COREN-MA vem a público esclarecer que sempre apoiou, sem exceção, todos os sindicatos que envolvem os profissionais da saúde, bem como a criação de entidades que objetivem a valorização da categoria e a garantia dos direitos profissionais.
Parece–nos evidente, mas não surpreendente, que há uma ação orquestrada com o objetivo de impingir aos profissionais da enfermagem o rótulo de que o seu órgão profissional é corrupto, visando gerar animosidade, além de criar um ambiente negativo por meio de manifestações que içam acusações de responsabilidades da gestão anterior.
Rejeitamos veementemente a estratégia de agressividade verbal como forma de diálogo, e entendemos o direito de especulação por parte de algumas pessoas com interesses de ordem política.
Desta forma, não vamos permitir inverdades expondo não só a atual gestão, mas toda uma categoria profissional já desgastada e desmotivada de tanto tempo que espera por socorro dos seus representantes.
Evitamos até o momento responder as calúnias, difamações e provocações publicadas na rede social Facebook do “Preparatório Patrick Gomes“, por entendermos que essa postura não passa de uma tática desarticulada de um pequeno grupo que tenta a todo custo desviar o foco das nossas ações, ações essas que usa o combate ao descaso e abuso profissional a que nossa categoria foi subjugada por quase 40 anos.
Por isso, mesmo cientes de que o grupo que ora nos ataca não tem princípios para isso, resolvemos lançar mão desta nota em respeito ao profissional que aqui é inscrito, e em respeito àqueles que nos deram um voto de confiança acreditando na competência, honestidade e caráter desse grupo que hoje representa quase 50 mil profissionais da enfermagem.
Saliente-se que o COREN-MA é forte, e isto se deve à riqueza moral de seus inscritos, que sabidamente entendem que são indispensáveis a administração da justiça e a defesa da própria sociedade.
Assim, defendemos um país livre da violência e das amarras. Defendemos a livre manifestação popular, por meio dos manifestos conscientes, para que que possamos retornar para um diálogo alicerçado em pautas justas, que valorizem os estudantes e os trabalhadores de enfermagem, não só no Maranhão, mas em todo o Brasil.
Para finalizar, solicitamos aos profissionais da enfermagem do Maranhão que não caiam nessa tática desesperada de um grupo que toma partido, mas aparece publicamente como se fosse apartidário. É a categoria, em sua diversidade política e suprapartidária, que tem que decidir as ações da autarquia.
Carlos Eduardo de Castro Passos
Presidente do COREN-MA