Após uma denúncia anônima enviada ao Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão, a equipe de fiscalização juntamente com a secretária da Junta Interventora do Coren-MA, Kheila Passos, realizaram, na manhã desta quarta-feira (10), uma vistoria nas dependências do Hospital Municipal de Urgência e Emergência Clementino Moura, conhecido como Socorrão II, em São Luís.
Segundo a fiscal do Coren-MA, Ana Paula Aroldi, a denúncia relatava que no Socorrão II, profissionais de enfermagem estavam trabalhando em um Setor de Ambulâncias, sob a supervisão de uma agente administrativa. “Na verdade, ao chegar no local, constatamos que a coordenadora do setor é uma enfermeira, identificada como Rosana Pereira. Ela supervisiona uma equipe composta também por 8 técnicas de enfermagem”, explicou Ana Paula.
Na denúncia as más condições das ambulâncias, como falta de oxigênio e insumos básicos, também foram relatadas. “Em conversa com a coordenação de enfermagem, foi constatado que existe apenas uma ambulância, para o transporte de pacientes considerados estáveis. E que, em casos mais graves, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é acionado pela Unidade Hospitalar”, relatou Ana Paula.
A equipe do Coren-MA foi recebida pela coordenadora de enfermagem do Socorrão II, Ana Clotildes, que destacou a importância da visita da entidade na Instituição. “A fiscalização do Conselho é sempre avaliada de forma positiva, porque é um retorno que nós temos, para solicitarmos o que precisamos para trabalhar com uma assistência mais adequada. Com toda a orientação dada pelos fiscais do Coren-MA, eu vejo o órgão como um parceiro da enfermagem aqui nesta unidade”, enfatizou Clotildes.
“Para a diretoria do Coren-MA, acompanhar as fiscalizações é muito importante, haja vista que o número de denúncias que chegam para gente precisam ser averiguadas. E o trabalho de fiscalização continua, a Junta Interventora tem a finalidade de estar mais próxima do profissional de enfermagem, para que ele possa aprender com a gente, e que possamos somar com a categoria de todo o Maranhão”, finalizou a secretária da Junta Interventora do Coren-MA, Kheyla Passos.
Um relatório sobre as irregularidades encontradas no Setor de Ambulâncias será encaminhado ao Ministério Público do Maranhão (MPMA) para que sejam tomadas as devidas providências. Durante a visita, estiveram também presentes o fiscal do Coren-MA, Jurandy Leite e a coordenadora adjunta de enfermagem do Socorrão II, Zélia Maria Melo.