Cerca de 300 profissionais e estudantes de enfermagem da região Tocantina e Baixada Maranhense participaram esta semana da 25ª Semana de Enfermagem, realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
Com o tema “Enfermagem: Uma voz para liderar – A saúde é para todos”, a programação iniciou em Imperatriz, na última segunda-feira (20). O evento foi realizado no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) da cidade e contou com a presença da enfermeira fiscal e coordenadora das subseções de Imperatriz e Balsas do Coren-MA, Amanda Saraiva, da coordenadora do curso de Enfermagem da UFMA, Roberta de Araújo; da gestora regional de saúde de Imperatriz, Antônia Iracilda, e da enfermeira Allana Petrucya. Durante as atividades, foram abordados os seguintes temas: “Liderança na Enfermagem”, ministrado pelo enfermeiro Felype Hanns; “A conduta do Enfermeiro nas Emergências Respiratórias”, ministrado pelo profissional Alessandro Leal, diretor da Emergency Clinic e “A sáude é um direito de todos”, ministrado pela Keyla Sousa.
Em Pinheiro, a programação aconteceu na tarde dessa sexta-feira (24), no auditório da Universidade Federal do Maranhão. O evento contou com mesa de abertura, com a presença da secretária da Junta Interventora do Coren-MA, Kheila Passos; do coordenador da UFMA, Luis Fernando Bogea; da coordenadora da Faculdade Supremo Redentor (FACSUR), Valeria Pacheco e do representante da Subseção de Pinheiro, Louredir Lobato.
Na oportunidade, foram abordados os seguintes temas: “Código de Ética de Enfermagem”, ministrado pela enfermeira fiscal do Coren-MA, Cássia Chaves; “Interpretação de exames no pré-natal de baixo risco”, ministrado pela enfermeira Samia Amélia Mendes; “Higienização das mãos”, ministrado pela enfermeira Josiedna Abreu e “Práticas de imobilização em vítimas politraumatizadas”, ministrado pelo enfermeiro Diego Froes. Uma mesa redonda também foi formada para discutir sobre a “Organização do serviço de enfermagem na atenção básica como indutora na identidade profissional”, comandada pelos enfermeiros Daniel Lemos, Jorlan Souza, Renan Lessa e Luis Fernando Bogéa.
Estiveram presentes também no evento, os Enfermeiros Responsáveis Técnicos (RTS) do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, do Hospital Materno Infantil, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Hospital Regional Dr. Antenor Abreu e do Centro de Hemodiálise de Pinheiro.