A diretoria da Junta Interventora do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão, empossou as enfermeiras Carla Rafaelle Pereira Cabral e Ieda Gisélia Vasconcelos Pinheiro, para representarem o Coren-MA como titular e suplente, respectivamente, no Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal no Estado, de acordo com a portaria do Coren-MA nº 103/2019.
Para o conselheiro federal e presidente da Junta Interventora do Coren-MA, Wilton Patrício, a iniciativa desse Comitê é minimizar os índices de mortalidade materna, infantil e fetal em todo o Maranhão. “Com a ajuda das profissionais de enfermagem, o Comitê vai poder esclarecer as circunstâncias que ocasionaram os óbitos, além de identificar fatores de risco e propor melhoria da qualidade da assistência à saúde para a redução da mortalidade materna, infantil e perinatal”, ressaltou Patrício.
“É muito gratificante ter sido convidada para representar o Conselho no Comitê, que não se restringe somente à maternidades mas atua em outras unidades de saúde, em busca de trazer melhorias para as mães e filhos, oferecendo uma assistência de qualidade desde o pré-natal até o nascimento das crianças”, ressaltou a enfermeira obstetra Carla Rafaelle.
O Comitê Estadual de Mortalidade Materno, Infantil e Fetal é o organismo de natureza interinstitucional e confidencial, que visa analisar todos os óbitos maternos e infantis e apontar medidas de intervenção para redução. É um instrumento de acompanhamento e avaliação permanente das políticas de atenção à saúde da mulher e da criança.
“Essa reunião, é de suma importância para a enfermagem do nosso Estado, pois são discutidos vários assuntos dentre eles, os óbitos maternos de causas evitáveis analisados pelo Comitê, o perfil da mortalidade neonatal na região além das responsabilidades legais de profissionais de enfermagem, de gestores, e outros profissionais envolvidos. Além disso, foram elencadas propostas para tentar diminuir os índices de mortalidade materna, infantil e neonatal nos mais longínquos lugares nos 217 municípios do Estado do Maranhão”.
Além do Coren-MA, também integram a articulação instituições como os departamentos de Atenção à Saúde da Mulher, Atenção à Saúde da Criança e Adolescente, de Vigilância em Saúde, Conselho Estadual da Mulher, Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Estado do Maranhão (ABENFO-MA) e Ministério Público do Maranhão.