Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Anjos da Enfermagem – Histórico

A história dos Anjos da Enfermagem é de muita luta, garra, determinação e persistência.
Tudo começou em maio de 2003, quando a então estudante de enfermagem, Jakeline Duarte, leu o livro O Amor é Contagioso, do médico norte-americano Patch Adams. A partir de então, sentiu-se motivada a criar um projeto que levasse principalmente o amor às pessoas necessitadas. Perguntou-se, então, quem seriam essas pessoas e chegou a uma conclusão: aquelas que estão hospitalizadas. Surge aí o principal campo de atuação dos Anjos da Enfermagem: os hospitais.
Até então, o sonho não era distinto de outros projetos já existentes no país, e no mundo. Mas Jakeline Duarte queria um grande diferencial: trabalhar com voluntários, estudantes de enfermagem.

Por que restringir o público para o trabalho?

Além de ser uma estudante de enfermagem, Jakeline percebia o potencial de vários colegas, também universitários, pessoas do bem, que amavam a enfermagem e que se disponibilizavam a fazer um trabalho voluntário. Em pouco tempo, reuniu cerca de 30 estudantes, que se encontravam toda semana para debater sobre saúde, infecção hospitalar, como realizar as visitas e aulas de teatro. Para isso, tiveram a ajuda do professor Ricardo, educador do Curso de Letras, que voluntariamente apoiou o projeto e dava aulas de teatro aos estudantes voluntários. Além dele, também tiveram o apoio da docente Dra. Fátima Antero, ministrante da disciplina de Saúde Coletiva, que orientava sobre a importância da educação em saúde.

O nascimento da ONG

O Reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), onde Jakeline Duarte estudava, na época, foi um grande incentivador para que ela criasse uma ONG, podendo assim receber recursos federais e municipais, já que a faculdade não tinha como se responsabilizar pelo projeto.

Endereço: R Caruapera, 3 – Jardim Renascença, São Luís – MA, 65075-690. TELEFONE: (98) 3194-4200

Desenvolvido por 2ks Digital

Rolar para cima