Balanço Anual de Fiscalização do Coren Maranhão em 2023: Fortalecendo a Qualidade na Prática da Enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) encerrou o ano de 2023 com um extenso e dedicado trabalho de fiscalização, cumprindo sua missão de assegurar a excelência na prestação de serviços de enfermagem em toda a região. Com um compromisso inabalável com a ética e a qualidade, os números divulgados pelo órgão revelam a magnitude e o alcance dessas atividades ao longo do ano.

Fiscalizações Realizadas: Um total significativo de 778 fiscalizações foi conduzido ao longo do ano pelo Coren Maranhão, um esforço incessante para garantir o cumprimento das normativas e padrões estabelecidos para a prática da enfermagem.

Denúncias Averiguadas: No decorrer dessas fiscalizações, o órgão atendeu e investigou com responsabilidade 95 denúncias relacionadas à prática da enfermagem, assegurando que todas fossem tratadas com a seriedade e o rigor necessários para a proteção dos pacientes e profissionais.

Abrangência Territorial: A abrangência das atividades de fiscalização foi notável, abarcando um total de 109 municípios maranhenses. É importante ressaltar que 40 desses municípios receberam a fiscalização do Coren pela primeira vez, um marco que amplia o campo de atuação do conselho, levando a supervisão e orientação para novas regiões, garantindo a qualidade dos serviços de enfermagem em áreas até então não abrangidas.

Profissionais Abrangidos: O Coren-MA alcançou um impressionante número de 20.225 profissionais de enfermagem durante suas atividades de fiscalização em 2023. Esse alcance demonstra o empenho do conselho em assegurar que um grande contingente de enfermeiros e técnicos em enfermagem esteja alinhado com os padrões técnicos e éticos, visando à segurança e ao bem-estar dos pacientes.

Diante desse balanço abrangente e detalhado, o Coren Maranhão reafirma seu compromisso contínuo com a valorização e o aprimoramento da enfermagem em todas as suas esferas de atuação, mantendo-se como um pilar fundamental na garantia da qualidade dos serviços de saúde prestados à população do Maranhão.