O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por meio da Resolução Cofen 520/2016, criou o Selo da Qualidade. O objetivo do projeto é contribuir para a melhoria dos resultados das instituições de saúde, para a satisfação dos profissionais, para uma assistência segura e, também, estimular o desenvolvimento da gestão de enfermagem pelas boas práticas estabelecidas no âmbito da qualidade. O lançamento do selo ocorrerá no 19º CBCENF, que será realizado no período de 18 a 21 de outubro, em Cuiabá-MT.
O Selo da Qualidade do Cofen será amparado por quatro dimensões: a Comissão Nacional da Qualidade – CNQ, a Oficina de Capacitação para Avaliadores e responsáveis técnicos, a Rede de Melhores Práticas e o Fórum Nacional da Qualidade – FNQ.
A Comissão Nacional da Qualidade iniciou suas atividades no dia 20 de setembro, conforme determina a Portaria Cofen 1452/2016. A comissão é coordenada por Sérgio Luz, tendo como membros: Márcia Carneiro, Vanice Costa, Maria Zilda Uchôa, Maria do Carmo Haddad, Ursula Silva e Márcia Martins.
A finalidade da comissão é coordenar os grupos de trabalho; definir os critérios de avaliação para concessão do selo; organizar a oficina de avaliadores e responsáveis técnicos; coordenar a Rede de Melhores Práticas; e operacionalizar o Fórum Nacional da Qualidade – FNQ.
A CNQ está es processo de desenvolvimento do conteúdo que norteará os Conselhos Regionais e Instituições Hospitalares sobre o método e cronograma de implantação do Selo da Qualidade – Cofen, que em breve estará disponível no site da autarquia.
Fonte: Comissão Nacional da Qualidade