Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Comissão Intergestora Regional de 12 municípios reuniu-se no Coren-MA

Secretária da Junta Interventora no Coren-MA, Isabel Cristina Reis Sousa,  e Aristeu Marques de Almeida, coordenador da CIR Rosário e Lençóis Maranhenses celebram parceria das entidades
Secretária da Junta Interventora no Coren-MA, Isabel Cristina Reis Sousa, e Aristeu Marques de Almeida, coordenador da CIR Rosário e Lençóis Maranhenses, celebram parceria das entidades

 

O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) recepcionou mais uma vez em sua sede membros da Comissão Intergestora Regional (CIR) de Rosário e Lençóis Maranhenses. Na última reunião, realizada no dia 22, a comissão se reuniu com gestores de unidades de saúde, representantes de municípios e a Secretaria de Estado da Saúde para discutir a assistência prestada dentro da relação entre Estado e municípios.

As reuniões da CIR de Rosário já acontecem há mais de um ano na sede do Coren-MA, em São Luís. Dessa vez, o encontro foi motivado por diversos problemas que foram detectados no atendimento a nível de atenção básica e de média complexidade.

Aristeu Marques de Almeida, secretário municipal de saúde de Primeira Cruz e coordenador da CIR da região de Rosário e Lençóis Maranhenses, explica que a comissão é formada por 12 secretários de saúde municipais. Na última reunião realizada, a Secretaria de Estado de Saúde foi recebida para tratar sobre alguns problemas como referência e capacidade das unidades de saúde em que cabe a intervenção dos próprios gestores municipais.

Mas diferente disso, a intervenção vinha sendo feita pelo Governo do Estado. “As unidades do estado perceberam que estavam executando atividades excessivas, que eram os municípios que deveriam executar. Os hospitais estaduais estão lotados porque a rede de atenção básica dos municípios está deixando de fazer sua função”, explicou Aristeu Marques de Almeida.

Na reunião, foi instituída uma comissão formada por seis pessoas para fazer um levantamento mais amplo dos problemas e apontar sugestões. A comissão é formada por três seguimentos: unidades hospitalares do Estado, o controle e avaliação da secretaria de saúde e os diretores de unidades municipais.

“Esse levantamento visa saber o que temos na região para oferecer aos pacientes e evitar encaminhá-los para São Luís para fazer um atendimento básico e de média complexidade. O Coren-MA sempre nos ajudou cedendo o espaço para reuniões e que tem sido um parceiro nesse processo da comissão intergestora”, ressaltou o coordenador da CIR da região de Rosário e Lençóis Maranhenses.

A secretária da Junta Interventora no Coren-MA, Isabel Cristina Reis Sousa, destacou a importância da iniciativa e o apoio do Conselho Regional de Enfermagem. “Considero que o município de Primeira Cruz está avançado em termos políticos porque tem um profissional enfermeiro como secretário de saúde. Isso é um avanço dentro da profissão e para a comunidade porque o profissional enfermeiro tem uma visão holística do ser humano, tem uma atenção ao cuidado. Vamos dar apoio a esse trabalho. Onde há enfermeiros, estamos juntos apoiando todas as iniciativas que esse grupo tomar e precisar da intervenção do Coren-MA”, afimou.

A previsão é que o levantamento seja apresentado no dia 12 de novembro em nova reunião da CIR.

 

Os municípios que compõem a CIR de Rosário e Lençóis Maranhenses são:

Santa Rita

Bacabeira

Rosário

Presidente Juscelino

Cachoeira Grande

Axixá

Morros

Icatu

Humberto de Campos

Primeira Cruz

Santo Amaro

Barreirinhas

Endereço: R Caruapera, 3 – Jardim Renascença, São Luís – MA, 65075-690. TELEFONE: (98) 3194-4200

Desenvolvido por 2ks Digital

Rolar para cima