Na manhã desta sexta-feira(10), os conselheiros do Coren-MA se mobilizaram em frente à Secretaria Estadual de Saúde (SES), no bairro Jaracaty, para cobrar das autoridades a efetivação do Piso Salarial.
Também estiveram no ato os representantes do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem e Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Maranhão (Sintaema), a Associação Brasileira de Enfermagem do Maranhão (ABEn) e o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão (SEEMA).
O grupo foi recebido pelo Secretário Estadual de Saúde, Tiago Fernandes, que se comprometeu em viabilizar a implantação do Piso da categoria.
“Nós não vamos conseguir andar de forma individualizada. Hoje o que impede não é a questão da suspensão, o que nós estamos buscando é a viabilidade,
uma âncora fiscal que possa efetivar de fato o mais rápido possível. Isso é um compromisso nosso”, afirmou o Secretário, Tiago Fernandes.
O Conselheiro, Enf. Tardelly Sipaúba entregou um ofício das entidades solicitando à SES o imediato reajuste salarial.
Na oportunidade, os representantes das entidades da classe definiram agenda para realização de manifestações nas unidades de saúde até que a lei seja cumprida.
A lei do piso da enfermagem se encontra suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), desde setembro. O motivo foi falta de comprovação da fonte para estados e municípios custearem o pagamento.