Nos dias 18 e 19 de Abril, o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA) levou aos profissionais da Enfermagem da Região do Vale do Pindaré uma série de atendimentos. Foram dois dias de intenso trabalho, nos quais Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem tiveram a oportunidade de ativar e legalizar sua situação cadastral junto ao Conselho.
Já é a segunda ação do projeto em 2022, a primeira aconteceu na cidade de Presidente Dutra, nos dias 19 e 20 de Março onde o Conselho atendeu mais de 200 profissionais da Enfermagem daquela região.
Além da atualização cadastral e emissão de boletos, foi possível realizar primeira inscrição, solicitar a renovação da carteira, emitir certidões e emissão de registro de especialistas, entre outros.
Para o Presidente do Coren-MA o projeto só facilita a vida dos profissionais da Enfermagem do Interior. “Todos esses profissionais da Enfermagem que residem ou moram no interior, têm dificuldades de deslocamento para as Subseções mais próximas, por isso, decidimos facilitar esse acesso pelo meio do deslocamento dos nossos serviços”, destacou Enf. José Carlos Júnior.
Visitas de Gestão.
Durante os dois dias na Região do Vale do Pindaré a comitiva do Coren-MA realizou visitas de gestão no Hospital Municipal Tomás Martins e no Macrorregional que fica localizado às margens da BR 222.
Hospital Macrorregional de Santa Inês – Durante visita foi constatado que o fluxo de atendimento está bem orientado, assim como também não foram encontradas irregularidades com relação à dispensação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e nem subdimensionamento de profissionais da Enfermagem de acordo com as escalas apresentadas.
Hospital Municipal Tomás Martins – A visita foi coordenada pela diretora do Conselho, Enf. Kelly Inaiane e dos conselheiros, Enf. Beatriz Almeida e Enf.Dácio Alves. Os membros do Conselho foram recepcionados pelo diretor da unidade de saúde, Enf. Francisco Castro e da Coordenadora de Enfermagem, Enf. Daniela Chistina.
Durante visita foi constatado que o município de Santa Inês adota o Plano de Cargos, Carreiras e Salários para os profissionais da Enfermagem que soma e define funções, requisitos e remuneração de qualidade para os profissionais. Além disso, a unidade de saúde adota uma escala de 30h para os profissionais; trabalho que sempre esteve nas reivindicações do Coren-MA quando realiza fiscalizações e visitas de gestão.
Foram constatados também que o Hospital Municipal Thomas Martins dispõem de repouso digno e adequado para os profissionais da Enfermagem, que trata de uma área digna e com condições adequadas para repouso dos mesmos.