
Após o Outubro Rosa, mês marcado pela mobilização para prevenção do câncer de mama, agora é a vez do Novembro Azul, voltado à saúde do homem. Neste mês, as ações de saúde são relacionadas principalmente ao câncer de próstata, mas trazem também orientações sobre outras doenças que também são motivos para manter a atenção redobrada.
Com a missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde procurando o médico com mais frequência e fazendo os exames preventivos, começa hoje a campanha Novembro Azul em todo o país. O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) apóia a iniciativa.
Esse tipo de câncer é o mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).
Ainda de acordo com o instituto, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.
Com o diagnóstico precoce, as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%. A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.
Saiba mais em: http://www.sbu.org.br/?campanha-novembro-azul-2014 (site da Sociedade Brasileira de Urologia)