A diretoria do Coren-MA esteve na tarde da última sexta-feira, 22 de Abril, no Posto de Saúde do Bairro Anil, em São Luís, para apurar indícios de assedio moral praticados pela diretora da unidade de saúde. O caso foi denunciado pelo Deputado Estadual, Duarte Junior durante uso da tribuna na Assembleia Legislativa.
O Coren-MA esteve representado pelo Presidente, Enf. José Carlos Junior, os diretores, Enf. Kelly Inaiane e Enf. Deusdede Fernandes e os conselheiros, Enf.Tardely Sipaúba, Enf. Beatriz Almeida e T.E Nelciane Mesquita.
Vale ressaltar que o assédio moral constitui uma infração ética, prevista no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e que o COREN-MA tem atuado como instância tanto para a mediação desses conflitos, como também na apuração de denúncias no que tange a conduta ética dos profissionais de Enfermagem.
“Ninguém consegue trabalhar na Enfermagem sozinho, hoje o trabalho na saúde é multiprofissional, então precisamos ter relacionamento interpessoal. Precisamos nos comunicar! E tais atitudes e comentários que atingem a autoestima e a segurança de um indivíduo, fazendo-o duvidar de si e de sua competência. Essa violência psicológica coloca em risco a saúde do trabalhador, provoca adoecimento físico e mental”, destacou o Presidente do Coren-MA, Enf. José Carlos Júnior.