Em cerca de 30 dias, pelo menos 81 dos aprovados no último concurso para enfermeiro do Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), deverão ser nomeados.
Como parte do inquérito, o Ministério Público solicitou ao Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) que fizesse o dimensionamento do quadro de enfermeiros no HMI.
A ação é baseada em inquérito civil instaurado em setembro do ano passado para apurar denúncias relatando número reduzido de enfermeiros atuando no HMI. A prática desrespeita a Resolução nº 293/2004, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que trata do dimensionamento do quadro de enfermeiros em instituições de saúde.
INVESTIGAÇÕES
As investigações realizadas pela fiscal da subseção local, Amanda Larissa Souza, constataram que, 131 enfermeiros deveriam estar no quadro do HMI, enquanto somente 50 profissionais estão em atuação no estabelecimento. Em setores como clínica médica, clínica cirúrgica, Ortopedia, Neurologia e Urologia estão em exercício 16 profissionais, número que corresponde a somente 22% do número recomendado de 71 enfermeiros pelo Cofen.