Nessa sexta-feira, dia 8 de maio, o Governo do Estado anunciou o pagamento de 40% de adicional na insalubridade aos técnicos e auxiliares de enfermagem da rede estadual de saúde que estão na linha de frente de combate à pandemia de Covid-19. O pagamento, feito por meio de uma gratificação de efetivo desempenho, será realizado nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano aos trabalhadores em efetivo exercício nos meses de maio, junho e julho.
A Junta Interventora do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) parabeniza os técnicos e auxiliares de enfermagem por essa importante conquista. Esse adicional contribui para a valorização desses profissionais e mostram o quão eles são importantes para toda a sociedade em virtude do papel que desempenham diariamente, que é o de cuidar das pessoas.
No entanto, é importante ressaltar que os enfermeiros também são merecedores desse adicional, uma vez que eles estão diariamente atuando dentro das unidades de saúde e também fazem parte da força de trabalho de enfrentamento à pandemia de Covid-19.
Muitos desses enfermeiros infelizmente se contaminaram com o novo coronavírus durante a realização de suas atividades nos hospitais. Outros tiveram de ser afastados preventivamente para evitar uma possível contaminação que pudesse acarretar em problemas de saúde mais graves. Por isso, é importante que seja considerada toda e qualquer assistência a esses profissionais que têm como ofício o cuidado com o próximo.
O pagamento do adicional de 40% na insalubridade está previsto na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e o Governo do Estado fez cumprir esse direito para técnicos e auxiliares de enfermagem. No entanto, é necessário e urgente que seja garantido aos enfermeiros esse mesmo direito.
Nesse sentido, a Procuradoria Jurídica (Projur) do Coren-MA já enviou um ofício ao Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão (Seema), que é a entidade legítima de representação dos enfermeiros nas questões trabalhistas, para que o mesmo também negocie com o Governo do Estado a concessão do adicional 40% para esses profissionais.
A Junta Interventora do Cofen no Coren-MA entende que os enfermeiros são profissionais indispensáveis na luta contra o novo coronavírus e se coloca à disposição para apoiar esses trabalhadores na conquista dos direitos que são inerentes à classe.