O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA), Carlos Eduardo de Castro Passos, e a reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nair Portela, firmaram diversas parcerias em prol da Enfermagem durante reunião realizada no dia 4 de fevereiro.
O encontro entre os representantes das duas instituições ocorreu na reitoria da Universidade. Na oportunidade, o presidente do COREN-MA aproveitou para parabenizar a reitora pela vitória nas eleições da UFMA e também para discutir alguns temas pertinentes à Enfermagem.
O presidente e a reitora firmaram uma agenda de compromissos entre Conselho e Universidade além de debaterem temas específicos como o ensino da Enfermagem por Educação à Distância (EaD). Em relação a isso, a reitora declarou apoio à campanha de combate à formação de profissionais por essa modalidade.
As duas instituições também firmaram Termo de Cooperação Técnica para oferecer um programa de educação continuada aos profissionais da Enfermagem de todo o Maranhão.
Além das parcerias, o presidente do COREN-MA aproveitou a oportunidade para discutir com a reitora a situação dos profissionais de Enfermagem do Hospital Universitário da UFMA, Presidente Dutra e Materno Infantil. Nesse sentido, o presidente cobrou a aplicação de carga horária de 30 horas para todos os profissionais, visto que alguns exercem atualmente 36 horas semanais.
Outra proposição colocada pelo presidente Carlos Eduardo de Castro Passos foi a abertura de vagas para Enfermagem em concursos públicos da UFMA, tanto na área técnica administrativa quanto na docência. Nesse último caso, algumas disciplinas de cursos da área da saúde geralmente tinham vagas somente para outras graduações como Medicina, Odontologia e Farmácia.
Saiba mais
Nair Portela é a primeira mulher a assumir o cargo de reitora na UFMA. Com formação em Enfermagem, a professora foi presidente do COREN-MA entre 1984 e 1985.