Tendo em vista o recebimento de denúncias e reclamações referentes às eleições para composição do triênio 2018-2020 nos Conselhos Regionais de Enfermagem, o Coren-MA esclarece à toda a classe profissional no estado que:
- Conforme o Código Eleitoral dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem, as eleições dos Corens são realizadas simultaneamente em todo o país, em data a ser designada pelo Cofen. A data das eleições 2017, 1º de outubro de 2017 (domingo), foi definida em reunião ainda no mês de janeiro;
- Pela primeira vez, a votação foi realizada pela internet em 100% dos regionais. Para isso, foram realizadas licitações pelo Cofen para contratação de empresas especializadas para realização de eleições via internet e prestação de serviços de auditoria externa de eleição, objetivando a transparência, segurança e a agilidade da votação;
- Os eleitores deveriam solicitar senha de votação a partir do dia 25 de setembro no site votaenfermagem.org.br para votação no mesmo sítio eletrônico no dia 1º de outubro. Diante de algumas inconsistências que impossibilitavam a recuperação da senha por alguns profissionais aptos a votar, o Cofen atualizou o banco de dados de todos os eleitores;
- As eleições aconteceram no dia 1º de outubro, a partir das 8h e devendo se encerrar em 24 horas conforme previsto no Art. 32 do Código Eleitoral. E, em virtude da instabilidade verificada no sistema de votação, o Cofen resolveu prorrogar por mais 12 (doze) horas a votação, encerrando-se às 20 (vinte) horas do dia 02 de outubro 2017.
- Durante o dia 1º de outubro, o Coren-MA abriu sua sede (São Luís) e suas subseções (Bacabal, Balsas, Caxias, Imperatriz e Pinheiro) para oferecer suporte aos profissionais que tivessem alguma dificuldade para votar ou não tivessem acesso à Internet.
- Encerrado o pleito, o Regional recebeu algumas denúncias e reclamações formais de alguns profissionais que alegaram que não conseguiram exercer o seu direito ao voto por conta de problemas técnicos no sistema de votação. Em relação a estas reclamações, o Coren-MA informa que serão tomadas todas as providências cabíveis junto ao Cofen e demais órgãos competentes para apuração.
- O Coren-MA informa ainda aos demais profissionais que tenham enfrentado dificuldades técnicas, que os mesmos devem registrar o ocorrido pela Ouvidoria do Cofen no site ouvidoria.cofen.gov.br/cofen. Todas as situações referentes às eleições serão avaliadas pela empresa responsável pela auditoria do pleito.