Unidades de saúde do município de São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís, foram fiscalizadas nessa terça-feira, dia 26 de maio. O objetivo da ação foi verificar como estava sendo realizado o atendimento nessas unidades para pessoas contaminadas com o novo coronavírus e também se os profissionais de enfermagem tinham à sua disposição os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários para prestar a adequada assistência aos pacientes.
A atividade foi realizada pela conselheira regional Antonia Cristiane Souza Padilha, presidente em exercício da Junta Interventora do Cofen no Coren-MA, juntamente com a coordenadora do Departamento de Fiscalização (DFIS), Juliana Marques. Foram visitados o Hospital e Maternidade de São José de Ribamar e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Vila Sarney Filho II, do J. Lima e do Recanto Verde.

Ações – Na primeira unidade fiscalizada, o Hospital e Maternidade de São José de Ribamar, havia denúncias relacionadas ao dimensionamento de pessoal e ainda ausência de EPIs, situações essas que foram objetos da apuração.
Ainda nessa unidade de saúde e também na UBS do Recanto Verde, foi aplicado um questionário aos coordenadores de enfermagem dessas unidades de saúde com o intuito de levantar informações sobre as providências que estavam sendo adotadas quanto ao combate da Covid-19, no que diz respeito à assistência ao paciente e na segurança do profissional de enfermagem.
“Neste momento de pandemia, nosso foco está voltado para a prevenção e segurança. Por essa razão, estamos atuando para garantir que os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus, desempenhem as suas atividades com toda a proteção necessária. Dessa forma, eles poderão prestar uma assistência adequada para a população”, pontuou a conselheira Antonia Cristiane Souza Padilha presidente em exercício da Junta Interventora do Cofen no Coren-MA.

Atores – Presentes também na atividade dessa terça-feira estavam o Defensor Público Éviton Marques Rocha, titular do núcleo da Defensoria Pública Estadual (DPE) de São José de Ribamar, a Vigilância Sanitária Estadual e o Deputado Estadual Wellington do Curso (PSDB).
Cada um dos envolvidos na atividade realizou as análises sobre as situações que lhes competiam e, posteriormente, será produzindo um relatório geral com o diagnóstico das unidades visitadas. O relatório será encaminhado para a Defensoria Pública que tomará as medidas cabíveis para a resolução dos problemas encontrados.
Texto: Leandro Santos (Assessoria de Comunicação)