Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Coren-MA fiscaliza exercício profissional em unidades de saúde de São José de Ribamar

Unidades de saúde do município de São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís, foram fiscalizadas nessa terça-feira, dia 26 de maio. O objetivo da ação foi verificar como estava sendo realizado o atendimento nessas unidades para pessoas contaminadas com o novo coronavírus e também se os profissionais de enfermagem tinham à sua disposição os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários para prestar a adequada assistência aos pacientes.

A atividade foi realizada pela conselheira regional Antonia Cristiane Souza Padilha, presidente em exercício da Junta Interventora do Cofen no Coren-MA, juntamente com a coordenadora do Departamento de Fiscalização (DFIS), Juliana Marques. Foram visitados o Hospital e Maternidade de São José de Ribamar e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Vila Sarney Filho II, do J. Lima e do Recanto Verde.

Ações – Na primeira unidade fiscalizada, o Hospital e Maternidade de São José de Ribamar, havia denúncias relacionadas ao dimensionamento de pessoal e ainda ausência de EPIs, situações essas que foram objetos da apuração.

Ainda nessa unidade de saúde e também na UBS do Recanto Verde, foi aplicado um questionário aos coordenadores de enfermagem dessas unidades de saúde com o intuito de levantar informações sobre as providências que estavam sendo adotadas quanto ao combate da Covid-19, no que diz respeito à assistência ao paciente e na segurança do profissional de enfermagem.

“Neste momento de pandemia, nosso foco está voltado para a prevenção e segurança. Por essa razão, estamos atuando para garantir que os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus, desempenhem as suas atividades com toda a proteção necessária. Dessa forma, eles poderão prestar uma assistência adequada para a população”, pontuou a conselheira Antonia Cristiane Souza Padilha presidente em exercício da Junta Interventora do Cofen no Coren-MA.

Atores – Presentes também na atividade dessa terça-feira estavam o Defensor Público Éviton Marques Rocha, titular do núcleo da Defensoria Pública Estadual (DPE) de São José de Ribamar, a Vigilância Sanitária Estadual e o Deputado Estadual Wellington do Curso (PSDB).

Cada um dos envolvidos na atividade realizou as análises sobre as situações que lhes competiam e, posteriormente, será produzindo um relatório geral com o diagnóstico das unidades visitadas. O relatório será encaminhado para a Defensoria Pública que tomará as medidas cabíveis para a resolução dos problemas encontrados.

Texto: Leandro Santos (Assessoria de Comunicação)

Endereço: R Caruapera, 3 – Jardim Renascença, São Luís – MA, 65075-690. TELEFONE: (98) 3194-4200

Desenvolvido por 2ks Digital

Rolar para cima