
O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA) é um dos órgãos que firmaram parceria com o Ministério Público do Maranhão para fiscalizar hospitais, clínicas e laboratórios particulares da capital. Hoje, a força-tarefa apresentou um balanço das fiscalizações realizadas nesta semana em três grandes hospitais.
Idealizada pela Promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor, a força-tarefa conta também com o Corpo de Bombeiros, Superintendência de Vigilância Sanitária do Maranhão (Suvisa-MA), Conselho Regional de Farmácia (CRF-MA) e Polícia Civil.
As fiscalizações tiveram início em dezembro de 2015 e foram retomadas nesta semana. As equipes de cada um dos órgãos se uniram para fiscalizar os hospitais São Domingos, UDI e Centro Médico, todos localizados em São Luís.
Foram constatadas irregularidades como problemas com resíduos hospitalares, planos de prevenção contra incêndios defasados e um laboratório de microbiologia de um dos hospitais chegou a ser interditado por apresentar risco aos pacientes. A referida instituição já buscou as orientações para adequar o laboratório às normas de segurança.
Enfermagem
O exercício profissional da Enfermagem também foi um dos alvos das fiscalizações desta semana. O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão vistoriou questões como dimensionamento de profissionais, práticas e procedimentos dos enfermeiros, técnicos e auxiliares dentro do ambiente hospitalar.
O presidente do COREN-MA, Carlos Eduardo de Castro Passos, destacou que o déficit de pessoal de Enfermagem e jornadas exaustivas influenciam negativamente o trabalho dos profissionais. Por isso, a fiscalização vem para garantir que o profissional exerça seu trabalho de forma legítima.
A promotora de justiça de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti, explicou que o objetivo em convocar diversos órgãos para as ações foi garantir que as diferentes irregularidades fossem solucionadas dentro da competência de cada um dos órgãos envolvidos. Dessa forma, as fiscalizações continuarão até que todas as instituições particulares da capital sejam visitadas.
O presidente do Coren-MA destacou que a parceria trará resultados mais rápidos. “A avaliação da força-tarefa é ótima. Já estamos tendo adequações de forma mais imediata e, consequentemente, os resultados positivos se dão mais rápido. Sem essa força-tarefa, a gente iria alcançar esse resultado, mas em longo prazo. Agora, esse resultado vem em curto prazo”, declarou o presidente do Coren-MA, Carlos Eduardo de Castro Passos.