O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) deu prosseguimento às atividades de fiscalização e distribuição máscaras nas cidades do interior do estado. Dessa vez, foram visitados os municípios de Presidente Dutra, Caxias e Timon.

As ações foram desenvolvidas pela Conselheira Regional Adriana Carvalho de Sousa, integrante da Junta Interventora do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA).

Entre as unidades visitadas estavam o Hospital de Urgência e Emergência de Presidente Dutra; a Maternidade Carmosina Coutinho, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Complexo Hospitalar Gentil Filho e o Hospital Macrorregional, em Caxias; e o Hospital Alarico Nunes Pacheco, na cidade de Timon.


Atividades – As fiscalizações tiveram o objetivo de apurar denúncias que chegaram ao Coren-MA, por meio da Ouvidoria, de falta de EPIs para os profissionais de enfermagem que estão dentro das unidades de saúde atuando na luta contra o novo coronavírus. Também foi realizada a aplicação do questionário sobre o levantamento situacional relacionado à Covid-19.

Ainda durante as vistas às unidades de saúde, a Conselheira Adriana Carvalho conversou com os profissionais das unidades de saúde e esclareceu suas dúvidas em relação às atividades e atribuições do Coren-MA.
Ela também entregou aos profissionais um livro de legislações contendo as principais resoluções do Cofen sobre a prática da enfermagem e também máscaras PFF2 aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que estão atuando na linha de frente de combate à Covid-19.

Texto: Leandro Santos (Assessoria de Comunicação)