Nessa última semana do mês de julho, a Junta Interventora do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão intensificou as ações desenvolvidas em diversos municípios do interior do estado. O objetivo das atividades foi buscar uma aproximação com os profissionais de enfermagem, tirando suas dúvidas sobre o papel do Conselho. Ainda durante as atividades, foram realizadas fiscalizações para coibir práticas irregulares dentro da profissão.
As atividades foram desenvolvidas pelas conselheiras regionais Kheila Azevedo Passos e Adriana Carvalho de Sousa, sendo divididas em duas frentes: uma realizada nos municípios de Arari, Vitória do Mearim, Viana, Santa Helena e Pinheiro, desenvolvida pela conselheira Kheila Passos, e a outra sendo realizada nos municípios de Balsas, Açailândia e Imperatriz, desenvolvida pela conselheira Adriana Carvalho.
Ações – A conselheira Kheila Passos se encarregou de entregar, nas unidades de saúde visitadas, máscaras PFF2 que haviam sido doadas pelo Cofen. As máscaras foram entregues aos profissionais de enfermagem que estão atuando na linha de frente de combate ao novo coronavírus, garantindo assim a segurança aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem durante o exercício de suas atividades.

“Avalio as ações realizadas como muito positivas. Ouvimos os profissionais de enfermagem, principalmente aqueles que estão diariamente na luta contra o novo coronavírus, e os orientamos para que eles possam desenvolver os seus trabalhos da melhor forma possível, de forma ética e responsável. Dessa forma, a sociedade e geral é a mais beneficiada”, destacou a conselheira regional Kheila Passos.

Ainda durante as atividades, foram discutidas questões de interesse da enfermagem e entregue um livro de legislações com as principais resoluções do Cofen que norteiam o exercício da enfermagem.
Já a doutora Adriana Carvalho, além de entregar máscaras PFF2 e o livro de legislações, acompanhou as fiscalizações que foram realizadas nas unidades de saúde visitadas. O intuito foi fazer a apuração de denúncias que chegaram ao Coren-MA.

“O trabalho que desenvolvemos nos últimos dias no interior do estado tem sido gratificantes, pois os profissionais de enfermagem conheceram mais de perto as atividades desenvolvidas pelo Coren-MA e, ao mesmo tempo, ficaram mais conscientes dos seus direitos e deveres”, pontou a conselheira regional Adriana Carvalho.



Texto: Leandro Santos (Assessoria de Comunicação)