Nessa terça-feira, dia 17, a cidade de Imperatriz recebeu o seminário de enfermagem, organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA), que discutiu o papel do enfermeiro responsável técnico dentro das unidades de saúde. A programação contou com palestras, oficina, uma mesa de diálogo e muitos debates e trocas de experiências, contribuindo para aumentar o conhecimento de todos os que participaram do evento.
A primeira edição do seminário aconteceu nos dias 28 e 29 de novembro no auditório do Coren-MA, em São Luís. Devido ao sucesso da atividade, decidiu-se realizar novas turmas do evento e levá-lo para o interior do estado. Nesse sentido, o seminário sobre responsabilidade técnica aconteceu em Imperatriz para atender aos enfermeiros da cidade e regiões próximas.
O seminário dessa terça-feira foi realizado no auditório da Faculdade de Imperatriz (Facimp). Estava presente o presidente da Junta Interventora do Coren-MA, Wilton José Patrício, acompanhado das conselheiras regionais Antônia Cristiane Souza Padilha (secretária), Kheila Passos e Adriana Carvalho, que também fazem parte da Junta.

O evento contou ainda com a participação de Lívia Bustamante, integrante da diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão (Seema); Jairo Santana, coordenador do curso de enfermagem da Facimp; Sormani Branco, gestora de Atenção Básica do município de Imperatriz; e Jackeline de Araújo, coordenadora de enfermagem do Hospital Santa Mônica.

Programação – A programação do Seminário de Enfermagem foi desenvolvida pela coordenação de fiscalização do Coren-MA, que tem como responsável a enfermeira Juliana Marques Rolim Pinheiro. As palestras foram ministradas por ela e pelas enfermeiras fiscais Luiza Costa, Amanda Larissa Saraiva e Pollyanne Aguiar do Nascimento.
Entre os temas discutidos durante o seminário estavam: as atribuições do responsável técnico no serviço de enfermagem; dimensionamento de pessoal; o registro das ações de enfermagem, entre outros assuntos.
Na mesa de diálogo participaram o presidente da Junta Interventora do Coren-MA, Wilton José Patrício, e a conselheira regional Adriana Carvalho; a integrante da diretoria do Seema, Lívia Bustamante; e a representante do SindSaúde, Ariana Pereira. Cada um explicou as atribuições e atividades desenvolvidas por seus respectivos órgãos, gerando assim muitos debates e esclarecimentos de dúvidas.

No final do seminário, houve a entrega de certificados para enfermeiros responsáveis técnicos de unidades de saúde de Imperatriz que mais se destacaram no exercício de suas atividades.

Avaliação – A coordenadora de Fiscalização do Coren-MA, Juliana Marques, avaliou de forma positiva o seminário, destacando que os presentes tiveram oportunidade de esclarecer muitas dúvidas quanto ao exercício da profissão.
“Foi uma excelente oportunidade na qual os profissionais puderam esclarecer suas dúvidas sobre os órgãos representativos da classe e suas atribuições. Eles também puderem aprender o passo a passo para as atividades pertinentes à responsabilidade técnica. Foi um evento que propiciou o esclarecimento de dúvidas quanto ao dimensionamento, a anotação de enfermagem e sobre tudo aquilo que o Coren Maranhão solicita durante as fiscalizações aos responsáveis técnicos. A partir de agora, os participantes podem propagar esses conhecimentos aos outros profissionais de cada unidade”, afirmou.
Para a enfermeira fiscal Amanda Larissa Saraiva, o evento contribuiu bastante para a formação dos profissionais que participaram da atividade. “O seminário de responsáveis técnicos ampliou os horizontes não só daqueles que respondem pelas coordenações das unidades, mas de toda categoria, uma vez que aproximou a compreensão do real papel do Conselho, de como ocorre o processo fiscalizatório e os benefícios alcançados a partir de uma fiscalização efetiva”, pontuou.

Ela também destacou o trabalho positivo que vem sendo desenvolvido pela Junta. “O Conselho se encontrava em um quadro crítico, de descrédito e insatisfação, mas, aos poucos, com o trabalho executado, essa imagem vem sendo recuperada. Nós, profissionais de Imperatriz e região, nos sentimos amparados vendo a Junta Interventora estreitando os laços entre Coren e profissionais de enfermagem”, disse.
Para Antonia Cristiane Souza, secretária da Junta Interventora, o seminário ajudou para aumentar o grau de conhecimento dos presentes. “Nós ficamos muitos felizes em contribuir com a formação dos profissionais, pois estamos garantindo que a enfermagem seja desenvolvida da melhor forma possível”, disse.
A mesma opinião foi compartilhada pela conselheira Adriana Carvalho. “Levando o conhecimento para os enfermeiros, nós estamos estamos fazendo com que a enfermagem seja exercida respeitando todas as normas e legislações. Dessa forma, quem ganha é a sociedade que tem ao seu dispor bons serviços”, pontuou.
Kheila Passos, também conselheira regional e integrante da Junta Interventora, pontou que outros eventos dessa natureza serão realizados. “Estamos viajando e ouvindo as demandas de profissionais da enfermagem de São Luís dos outros municípios. Vamos providenciar outros eventos para justamente atender toda essa demanda”, destacou. Dessa forma, a Junta Interventora do Coren-MA está cumprindo o seu objetivo que garantir o exercício legal e ético da profissão para proteger o cidadão.
Veja mais fotos do evento:







Texto: Leandro Santos (Assessoria de Comunicação)