O mercado de trabalho na área da enfermagem está em constante transformação. Por isso, é cada vez mais imprescindível se capacitar para estar apto a conseguir as melhores oportunidades. Nessa perspectiva, o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) esteve presente no último dia 10 de julho do workshop Empreendedorismo em Saúde: Oportunidades de um Mercado em Ascensão, evento esse que discutiu as transformações do mercado de trabalho e as posturas desse novo profissional enfermeiro.
O workshop aconteceu no Restaurante Thai, em São Luís, e reuniu diversos profissionais da área. O conselho foi representado por Antonia Cristiane Pereira Padilha, conselheira regional da Junta Interventora do Coren-MA.

Entre os palestrantes estavam Marília Ferro Freire Perdigão, enfermeira formada pela Universidade Ceuma, especialista em Enfermagem Singular e presidente da Liga Nacional de Enfermagem Forense; Ana Jackeline Miranda Barros, enfermeira formada pela Universidade Ceuma, especialista em Enfermagem do Trabalho e pós-graduada em Administração de Empresas; e Allan Pereira, formado em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), profissional de Networking Marketing e treinador nas áreas de vendas, oratória, inteligência emocional, motivação e educação financeira básica.
Conteúdos – Durante o evento, foi discutida a evolução da profissão de enfermagem ao longo da história e a regulamentação profissional. Também foi debatida a temática do empreendedorismo e o mercado de trabalho.
A palestra trouxe exemplos de empresas que inovaram na área da saúde e apresentou o conceito de enfermagem empreendedora, apresentando ainda o perfil que o profissional da área deve ter para se manter nesse mercado de atuação.
Outro destaque do evento foi a abordagem sobre as clínicas e consultórios de Enfermagem, que encontram a sua regulamentação na Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nº 568/2018.
Semelhantes às tradicionais clínicas médicas, esses espaços caracterizam-se como sendo novos locais para a atuação do profissional, além de ampliar os serviços oferecidos à população.
No Maranhão, já existe um consultório de enfermagem regulamentado de acordo com a Resolução nº 568/2018 e está localizado na cidade de Pedreiras, sendo de responsabilidade da enfermeira Patrícia Lisboa Rocha (Coren-MA: 218.924).
Por fim, a atividade foi concluída deixando a mensagem aos participantes que existe um mercado pouco explorado em que há várias possibilidades de negócios, principalmente para Enfermeiros e Sócios Investidores, cabendo aos profissionais da área conhecer e apostar nessas oportunidades que trarão bom rendimento financeiro e qualidade de vida.
O Coren-MA entende a importância da qualificação e apoia essa prática, se preocupando sempre em incentivar e proporcionar aos profissionais da área o aprimoramento dos seus conhecimentos, com o objetivo de prestar o melhor atendimento para a sociedade.
Esse apoio à qualificação profissional coaduna-se com o principal objetivo das ações desenvolvidas pela Junta Interventora do Coren-MA que é garantir o exercício legal e ético da enfermagem para proteger o cidadão.