O Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, que está entre um dos maiores da América Latina, acontece de 27 a 30 de setembro na cidade de Florianopolis-SC, no Centro de Convenções Centro Sul. O Maranhão foi representado com uma comitiva de 18 pessoas entre diretoria, conselheiros e funcionários do COREN-MA.
A abertura do evento aconteceu na noite do dia 27/09. No ato de abertura do 23º CBCENF, o público prestou um minuto de silêncio em respeito à memória dos 865 profissionais de Enfermagem que já perderam a vida para a Covid-19 no Brasil.
Na programação foram apresentados 15 cursos, 80 palestras e mais de 1.000 trabalhos científicos, tudo em tempo real, para 25.653 profissionais e estudantes, público quatro vezes maior do que o registrado na última edição. O evento este ano aconteceu em formato híbrido, com público reduzido presencialmente e a programação divulgada pelos canais de comunicação do COFEN.
Aproximadamente 600 organizadores, palestrantes, facilitadores e membros dos Conselhos de Enfermagem acompanharam o evento presencialmente, dentro de rigorosos protocolos de segurança, vacinados e mediante apresentação de teste PCR de antígeno para Covid-19, com fornecimento e uso obrigatório de máscaras e manutenção do distanciamento social mínimo de dois metros.
“Daremos uma vasta contribuição ao ensino, à pesquisa e à extensão em Enfermagem. Os eixos temáticos abordados darão o caminho para empoderar cada vez mais a nossa profissão, que soube corresponder aos anseios nacionais diante da maior crise de saúde pública da nossa história”, disse a presidente Enf. Betânia Santos.
A abertura oficial do evento contou com a apresentação cultural do grupo folclórico Tropeiros do Litoral e foi encerrada com a palestra “O tempo, a resistência e a superação: construindo novos caminhos”, que foi conduzida pelo psicólogo, professor e consultor Rossandro Klinjey.