O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) foi um dos integrantes da mesa redonda “Aspectos éticos e legais em CME”, uma das atividades da programação do I Simpósio e Amostra Acadêmica de Enfermagem em CME [Central de Material Esterilizado] que está sendo realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
O simpósio que teve início ontem [quarta-feira] e será encerrado hoje está sendo realizado no Hospital Universitário da UFMA. A coordenadora da Unidade de Fiscalização do Coren-MA, Drª Marina Barros, representou o conselho durante as discussões da mesa redonda. A conselheira Drª Léa Márcia Melo da Costa representou o presidente do Coren-MA, Dr. Jhonny Marlon Campos Sousa, na mesa de abertura do evento.
Atualmente, a RESOLUÇÃO COFEN Nº 424/2012 normatiza as atribuições dos profissionais de enfermagem em Centro de Material e Esterilização (CME) e em empresas processadoras de produtos para saúde.
De acordo com o documento, os Técnicos e Auxiliares de Enfermagem que atuam em CME, ou em empresas processadoras de produtos para saúde, realizam as atividades previstas nos POPs, sob orientação e supervisão do Enfermeiro.
Já aos Enfermeiros Coordenadores, Chefes ou Responsáveis por CME cabe uma série de atividades como: planejar, coordenar, executar, supervisionar e avaliar todas as etapas relacionadas ao processamento de produtos; Participar da elaboração de Protocolo Operacional Padrão (POP); e participar do dimensionamento e da definição da qualificação necessária a os profissionais para atuação no CME, entre outras.