O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA) é um dos órgãos presentes no 1º Seminário sobre ensino técnico e de graduação a distância, que está sendo realizado hoje em Brasília-DF. O encontro tem como objetivo promover o debate sobre a formação EaD em Enfermagem e suas implicações para a Saúde Coletiva.
Representam o COREN-MA a presidente interina, Antonia Cristiane Souza Pereira, e a coordenadora da Unidade de Fiscalização do COREN-MA, Marina Apolônio de Barros.
Desde o início da manhã, os representantes da Enfermagem em todo o país estão discutindo temas pertinentes ao ensino a distância. Pela manhã, por exemplo, houve a conferência “Política e programas de educação a distância na visão do governo federal”. À tarde, está sendo realizada a mesa redonda “Condições do Ensino à Distância para formação de Profissionais de Enfermagem e posição do Conselho Federal e Regionais de Enfermagem na defesa dos direito à saúde segura da população”.
Relembre
Desde 2011, todos os Conselhos profissionais firmaram posição contrária à EaD para a formação profissional na área da Saúde. O Cofen propôs o Projeto de Lei 2891/2015, que proíbe a graduação de enfermeiros e formação de técnicos na modalidade EaD. Apresentado pelo deputado Orlando Silva (PC do B – SP), o projeto já recebeu parecer favorável da comissão de educação.


