
O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) foi palco, na noite de última quinta-feira (12), da Reunião dos Conselhos de Saúde com o Governador do Estado, Flávio Dino (PC do B) e o secretário de Estado da Saúde, Dr. Marcos Pacheco.
Na ocasião, o presidente do Coren-MA, Dr. Carlos Eduardo de Castro Passos, recepcionou todos os diretores dos regionais, que apresentaram suas demandas aos representantes estaduais, e explanou sobre as demandas do Conselho de Enfermagem, que vem lutando pela carga horária de 30h semanais, além da valorização da categoria no serviço público e a melhoria nas condições de trabalho.

Além do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), estiveram apresentando suas solicitações e propostas, o Conselho Regional de Odontologia (CRO); o Conselho Regional de Farmácia (CRF); Conselho Regional de Fonoaudiologia (CRFA); Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO); Conselho Regional de Nutrição (CRN) e o Conselho Regional de Educação Física (CREF).
Durante o diálogo, DR. Marcos Pacheco (SES) reafirmou a gestão participativa do Governo do Estado com as entidades de classe, e que o encontro com a exposição das problemáticas servirá para nortear as ações na área da Saúde para os próximos anos, garantindo que as demandas reivindicadas terão total apoio dele enquanto gestor e que o mesmo intermediará as negociações com o governador. Segundo Pacheco, é preciso que todos lutem juntos para a melhoria na saúde do Estado. Para o secretário, não desmerecendo as outras profissões, mas os profissionais de enfermagem são a base de todo processo de construção de uma saúde mais eficiente.
Na oportunidade, o Governador do Estado, Flávio Dino, debateu questões da saúde no Estado e anunciou a realização do concurso público para a força estadual da saúde em 2015 e o grande concurso para a Saúde em 2016, com o objetivo de suprir a escassez de profissionais na rede pública. “Nada me sensibiliza mais do que a causa da saúde.” – ressaltou Flávio Dino, se comprometendo a analisar a viabilidade de cada proposta colocada.

Para o presidente do Coren-MA, a reunião foi bastante produtiva e um ganho imensurável para todas as categorias, pois foram levadas a conhecimento do atual governo as demandas dos profissionais de enfermagem e de todos os conselhos de saúde que estiveram presentes, tais como: a realização de concurso público para provimento de cargos em regime jurídico único, com departamentos por especialidade, bem como salários dignos para os profissionais, e planos de cargos, carreiras e salários; Jornada de trabalho de 30 horas semanais para os profissionais de saúde; Programa de residência multiprofissional no estado; Intervenção para a implantação de cursos de bacharelado na área de saúde em universidades do estado (Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional).
Presentes na reunião, a enfermeira e deputada estadual, Valéria Macedo, a vereadora Rose Sales, e profissionais da Saúde, como enfermeiros, odontólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, nutricionistas e educadores físicos.
Fonte: Ascom/Coren-MA