Com fiscalizações pelo Estado, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MA) busca combater as irregularidades dentro das unidades de saúde em prol da segurança de profissionais de enfermagem que estão na linha de frente no combate à Covid-19.
Ao todo, foram aplicados 291 formulários em instituições distintas no interior e na capital. O levantamento sobre a Covid-19 trouxe um quantitativo de 132 denúncias recebidas na fiscalização e 86 denúncias apuradas pela fiscalização.
Fiscalização – O Coren-MA coletou informações dentro das unidades de saúde através do questionário “Levantamento Situacional de Riscos Relacionados à Covid-19”, manual esse elaborado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Com base na coleta feita pelos fiscais, o Coren-MA busca providências junto aos Órgãos responsáveis naquilo que os compete.
O questionário traz algumas avaliações sobre o quantitativo de profissionais nas unidades de saúde, se há déficit de profissionais de enfermagem em setores de atendimento e se existe plano de contingência para substituição dos profissionais de enfermagem que apresentarem sintomas da Covid-19, dentre outras atribuições mediadas pela fiscalização do Coren-MA.
Dados sobre os Equipamento de Proteção Individual (EPI) também fazem parte do levantamento realizado pelos fiscais, pois as medidas preventivas recomentadas pelo Ministério da Saúde são fundamentais para a proteção dos profissionais de enfermagem e, consecutivamente, para os pacientes.

O Coren-MA segue fiscalizando e buscando proteger a saúde dos profissionais de enfermagem nesse período de pandemia pelo Coronavírus.
ASCOM/COREN-MA
Texto: Rafaelly Barros – Jornalista e Assessora de Comunicação
E-mail: ascom1@corenma.gov.br