As atividades da Junta Interventora do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) continuam sendo intensificadas no interior do estado. Entre os dias 13 e 18 de julho, foram feitas visitas de gestão em unidades de saúde localizadas nos municípios de Açailândia, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Imperatriz, Miranda do Norte e Santa Luzia.

Foram cerca de 700 quilômetros percorridos com o objetivo de coibir irregularidades no exercício profissional da enfermagem e, ao mesmo tempo, deixar enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem mais conscientes dos direitos e deveres como profissionais da saúde.
Nas unidades de saúde visitadas, foram distribuídas máscaras PFF2 que haviam sido doadas pelo Cofen. As máscaras foram entregues aos profissionais de enfermagem que estão atuando na linha de frente de combate ao novo coronavírus, garantindo assim a segurança aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem durante o exercício de suas atividades.

Aproximação – As ações foram desenvolvidas pela conselheira regional doutora Adriana Carvalho de Sousa, integrante da Junta Interventora do Cofen no Coren-MA, acompanhada pela enfermeira fiscal Amanda Saraiva.

Tais atividades também tiveram o objetivo de aproximar o Conselho dos profissionais de enfermagem, esclarecendo suas dúvidas principalmente no que diz respeito às atribuições do Coren-MA, as atividades desenvolvidas pelo órgão e a diferença entre o Conselho e outras entidades como os sindicatos e as associações.
“Nós já percorremos diversos municípios maranhenses do interior e pudemos verificar a realidade dos profissionais de enfermagem das unidades de saúde. Com as visitas, nós queremos que os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem conheçam as atividades desenvolvidas pelos Conselho e os serviços que nós podemos oferecer a eles para que eles possam desempenhar suas atividades da melhor forma possível”, pontuou a conselheira Adriana Carvalho.

Ainda com os profissionais das unidades de saúde visitadas, foram discutidas questões de interesse da enfermagem. No final da visita, a conselheira entregou aos profissionais um livro de legislações com as principais resoluções do Cofen que norteiam o exercício da enfermagem.
Texto: Leandro Santos (Assessoria de Comunicação)