Atendendo a demanda da Promotoria de Defesa do Consumidor, a equipe de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) realizou uma vistoria no Hospital Guarás, em São Luís.
A operação também contou com o apoio de outros órgãos como, Ministério Público do Estado do Maranhão (MP-MA), Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA), Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão (CREFITO-16), o Instituto Maranhense de Ensino e Cultura (Imec), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão (CBM-MA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA), Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).
Durante vistoria na unidade de saúde, a equipe de fiscalização constatou irregularidades como, o cálculo de dimensionamento inadequado e desativado desde 2016; falta de repouso para profissionais de enfermagem no setor de emergência, ausência de profissionais após a meia noite no Centro Cirúrgico, falta de enfermeiro Responsável Técnico (RT), assim como técnicos de enfermagem trabalhando na escala 12×36.
Todas as irregularidades encontradas, foram devidamente notificadas pela equipe. Estiveram presentes na vistoria a coordenadora de fiscalização do Coren-MA Lorena Cantanhede e os fiscais Juliana Pinheiro e Jurandy Leite Filho.