A Junta Interventora do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) encaminhou, por meio de ofício, um documento à Secretaria de Saúde de Timon, solicitando as autoridades responsáveis uma resposta sobre o aumento da carga horária dos profissionais de enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
De acordo com a Junta, a equiparação da carga horária entre os profissionais de enfermagem é de fundamental importância. “Estamos exigindo que a categoria possa trabalhar de forma isonômica tendo em vista que a enfermagem da cidade de Timon é a única profissão que está presente todos os dias nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), acolhendo a população e realizando atividades de promoção a saúde”.
No documento enviado pelo Coren-MA, consta que a entidade irá tomar todas as medidas cabíveis para garantir o direito da classe de enfermagem. Caso contrário, a falta de isonomia entre todos os profissionais da Atenção Primária à Saúde no município de Timon poderá ser entendida como uma possível improbidade administrativa por discriminar a categoria de enfermagem em detrimento de outras.