O conselheiro Jhonny Marlon Campos Sousa é o novo presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA). Uma eleição interna foi realizada na última semana para escolha do novo gestor haja visto a renúncia do então presidente que estava afastado do cargo. Também com a eleição, a então presidente interina Antonia Cristiane Souza Pereira foi reconduzida ao cargo de Secretária do Regional.
O ex-presidente estava afastado do cargo por decisão do plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e apresentou sua renúncia à presidência. Seguindo o Regimento Interno da autarquia, foi realizada eleição interna entre os conselheiros para definir a diretoria do Conselho Regional.
Saiba mais:
Está previsto no Regimento Interno do Coren-MA:
Art. 9º – Extingue–se o mandato de Conselheiro, antes de seu término, quando:
I – ocorrer cancelamento ou suspensão da inscrição profissional;
II – sofrer condenação judicial ou administrativo–disciplinar irrecorrível, em que conste na DECISÃO a determinação de perda do cargo;
III – faltar, injustificadamente, a 5 (cinco) reuniões ordinárias durante o ano civil, sem licença do COREN–MA;
IV – renunciar ao mandato.
Art. 15 – Em caso de perda de mandato ou renúncia de membro ocupante de cargo da Diretoria, far–se–á nova eleição para preenchimento da vacância, pelo Plenário do COREN–MA, na primeira reunião seguinte.